terça-feira, 28 de abril de 2020

Partido Socialista: a última tourada em Salvaterra



1997 foi ano de eleições autárquicas. E o Partido Socialista, hoje tão antitaurino, até uma tourada promoveu em Salvaterra para sacar votos no meio. Foi a última tourada em Salvaterra...

No ano de 1997, ano de eleições autárquicas, o mesmo Partido Socialista cujo chefe António Costa agora renega a arte tauromáquica, promoveu a sua primeira e única corrida de toiros na praça de Salvaterra de Magos.
O evento (raro!) foi ontem avivado nas memórias dos que as têm curtas pela conselheira nacional do CDS, Isabel Margarida Coelho, natural e residente em Salvaterra, com a publicação deste cartaz na sua página do Facebook.
E escreveu:
"Quando o PS precisava de mais votos até corridas de toiros fazia; não obstante, hoje a Tauromaquia está mais uma vez de fora das reuniões com o Governo, no que diz respeito às negociações para a retoma da actividade! A tauromaquia movimenta milhões de euros; apesar de até estar a ser taxada não a 6%, mas a 23% Iva ... Sr Primeiro Ministro tenha respeito pela nossa cultura, tenha respeito pela tauromaquia e por todas as actividades económicas subjacentes à Festa Brava! É desumano e imoral o que o seu governo está a fazer a esta classe!".
A empresa gestora da praça de toiros de Salvaterra de Magos era, ao tempo, a "Sol e Sombra" dos irmãos Lobato e de José Júlio Batalha. O cartel da 1ª Corrida PS foi composto pelos cavaleiros Emídio Pinto, José Luis Cochicho, Luis Rouxinol e José Manuel Duarte (ao tempo apoderado pelos referidos empresários) e pelo grupo de forcados Amadores de Montemor, capitaneado na época por Rodrigo Corrêa de Sá. Lidaram-se toiros da ganadaria Vinhas.
Para que se lembrem.

Fotos D.R.