quinta-feira, 30 de abril de 2020

Viagem ao concelho de Odivelas, antes que seja tarde!

A máscara do Tintin... nunca mais a tirei!
Esta manhã, a primeira vez que o Santiago se sentou na Yellow Vespa
Entrada para a A8 na Rotunda do Senhor Roubado, em Odivelas
Ruas de Odivelas também desertas esta manhã
Rotunda do Senhor Roubado, Odivelas
Campo Grande, hoje de manhã
Viaduto da 2ª Circular sobre o Campo Grande
Alameda das Linhas de Torres e, à esquerda, o Hospital Pulido Valente
Alameda das Linhas de Torres
Lumiar, fim da Alameda das Linhas de Torres
Carriche, a velha Calçada, por onde vinham dantes os toiros
Bairro de Telheiras
Estação do Campo Grande
Estátua de Entrecampos. Um amigo meu costumava dizer
que andavam todos "ao estalo" por causa de uma galinha...
Avenida dos Estados Unidos da América
Avenida de Roma
Palácio das Galveias, esta manhã
Aqui pela "nossa casa" está tudo calmo e tranquilo e há mais
pombos no jardim do que propriamente pessoas...


O Estado de Emergência termina este sábado, apesar de a partir da meia-noite de hoje e até domingo não se poder circular entre concelhos. A partir de segunda-feira o pessoal vai começar "a abrir". E pode ser um caos. Peritos do Instituto Ricardo Jorge já vieram dizer que ainda é cedo demais para levantar as restrições. Pelo sim, pelo não, fui já hoje até ao concelho de Odivelas

Miguel Alvarenga - A partir da meia-noite de hoje e até à meia-noite de domingo, não se pode circular entre concelhos sem uma justificação plausível. Eu até posso, porque sou jornalista, mas pelo sim, pelo não, fui já hoje de manhã até ao concelho de Odivelas fazer uma visitinha rápida à minha filha Maria Ana e ao meu neto Santiago. Que estava com a Mãe na rua e ficou espantadíssimo ao ver o Avô chegar de Vespa. Depois, sentou-se pela primeira vez na Yellow Vespa - mas não adorou a experiência. Fica pelo menos a foto que marca o primeiro dia do Santiago vespista...
Há mais carros nas ruas - e mais gente - do que nos primeiros dias da "prisão domiciliária", muitos já "arrancaram as pulseiras electrónicas", que se lixe, há-de ser o que Deus quiser. Mesmo assim, as ruas ainda estão muito desertas.
Campo Grande, Alameda das Linhas de Torres, Lumiar, Calçada da Carriche, entrada em Odivelas, tudo ainda muito sem vida e, sobretudo, sem o movimento tradicional de outros tempos. As fotos falam por si. E aqui a "nossa casa" (Campo Pequeno), como podem ver, continua na mesma. Como a lesma. Mais pombos no jardim do que pessoas...
No sábado, 2 de Maio, termina o Estado de Emergência e de segunda-feira para a frente o pessoal já vai começar "a abrir". É cedo demais para o levantamento das restrições, diz quem sabe - dizem os peritos do Institudo Ricard Jorge, que não concordam com esta abertura por considerarem que ainda não há margem para compensar um aumento do contágio. 
Vamos ver no que isto vai dar. Oxalá não volte tudo atrás. Pode ser o caos.
O pequeno comércio, os cabeleireiros, as livrarias (tudo ainda com restrições) podem começar a abrir gradualmente a partir de segunda-feira, 4 de Maio. A 18, numa segunda fase, podem abrir espaços até 400 m2, restaurantes, museus, esplanadas, creches, escolas, etc., mas tudo ainda com grandes restrições. A partir de 1 de Junho podem abrir espaços com mais de 400 m2, lojas, centros comerciais, cinemas e teatros com lotações restringidas, desportos colectivos e provas desportivas (presume-se que a referência seja ao furebol) em recintos abertos, mas sem público.
De touradas ninguém diz nada. Diz-se que algumas associações da classe se estão a mexer para deitar mãos à organização de touradas em determinadas praças mas à porta fechada, ou seja, sem público, que seria transmitidas em directo por canais fechados na internet e os espectadores pagariam para ver. Em Espanha, Morante de la Puebla já se insurgiu contra semelhante ideia, defendendo que "corridas sem público é um sacrilégio".
Por cá, há quem pense em fazê-las  e diz-se que também que há quem defenda que em algumas praças, sobretudo nas do Alentejo, onde se registaram até hoje poucos casos de Covid-19, se poderiam começar a dar corridas. E há alguns empresários descontentes. Porque ouviram dizer isso, mas ninguém de direito falou com eles. Andam a ter ideias "às escondidas". Cheira-me a quem aí nova broncazita... talvez mesmo ainda hoje.
Quanto ao Campo Pequeno, cuja data limite para a entrega de propostas ao concurso vai ser o próximo dia 7 de Maio (tinham dito que ficava tudo adiado para cinco dias úteis depois de terminar o Estado de Emergência e esse dia é o dia 7), nada foi ainda alvitrado e Álvaro Covões também tem estado em silêncio.
Dizem que vai manter o concurso e mesmo que não se possam dar corridas este ano, pelo menos não se adiaria mais a questão e ficava já eleito um empresário (o vencedor) para as organizar em 2021. Mas, dizem alguns empresários, é agora preciso remodelar o caderno de encargos. Ou mantê-lo tal como está, tendo em conta que nada se passará este ano, mas só no próximo. Altura em que o actual caderno, agora com valores desajustados face ao momento de crise que vivemos, voltará a estar actual e num contexto diferente do que existe hoje. Enfim, aguardemos.
Fiquem bem. 

Fotos M. Alvarenga