sábado, 25 de abril de 2020

Campo Pequeno: as figuras contratadas para a temporada de 1974



Todos os anos, a empresa do Campo Pequeno editava, no início do ano, um programa como este com as fotos dos principais toutreiros já contratados para a temporada e, no interior, por norma, as datas das corridas, ainda sem cartéis definidos.
E este é o programa do ano de 1974, o ano da revolução, vão passados 46 anos.
A empresa da primeira praça do país tinha à sua frente o então jovem Manuel Jorge Diez dos Santos, filho de Manuel dos Santos, que morrera num acidente de automóvel em Fevereiro do ano anterior, secundado pelo Dr. Paulo Venâncio Rodrigues (um grande aficionado, que fora grande amigo de Manuel dos Santos e secretário do Prof. Salazar), ambos na foto ao lado com Miguel Alvarenga no Salão Nobre do Campo Pequeno na apresentação de uma outra temporada (1977); e também por José Cardal, Américo Pena, Alfredo Ovelha e José Agostinho dos Santos.
Nesse ano de 1974 e como o programa documenta, estavam já contratados para a Monumental de Lisboa os cavaleiros Manuel Conde, David Ribeiro Telles, José Mestre Batista, José Maldonado Cortes, Luis Miguel da Veiga, Gustavo Zenkl, Frederico Cunha, Fernando de Andrade Salgueiro, D. José João Zoio e o rejoneador espanhol Álvarito Domecq; os matadores portugueses José Júlio, Armando Soares, Amadeu dos Anjos (que nesse ano reaparecia nas arenas), Mário Coelho, José Falcão e Ricardo Chibanga e os espanhóis Pedro Gutiérrez Moya "Niño de la Capea" e Francisco Román "Currillo", ao tempo grandes ídolos da aficion lisboeta; apenas três grupos de forcados integravam, no início do ano, os primeiros cartéis da temporada (no programa representados pelos seus respectivos cabos), os Amadores de Santarém, os Amadores de Montemor e os Amadores do Ribatejo, respectivamente comandados por José Manuel Souto Barreiros, António José Zuzarte e Rui Souto Barreiros.
Da lista de toureiros contratados não constava ainda do programa oficial o nome do "distinto e promissor amador" João Moura, ao tempo com 14 anos e que nesse ano de 1974 actuou no Campo Pequeno, como ontem referimos, na tarde de 21 de Abril, na segunda corrida do calendário e que foi a última antes da revolução, ao lado dos consagrados Manuel Conde, Mestre Batista e Luis Miguel da Veiga.

Foto Fernando Gonçalves