terça-feira, 28 de abril de 2020

Ex-presidente da ANGF "repõe a verdade" sobre entrevista de Miguel Alvarenga à "Tauronews"



De José Fernando Potier, ex-presidente da Associação Nacional de Forcados, recebemos este e-mail com pedido de publicação para "repor a verdade" sobre declarações do director do "Farpas" na recente entrevista ao site "Tauronews" - que publicamos na íntegra e com o maior dos gostos

No passado sábado, dia 18 de Abril, quando da entrevista de Débora Godinho, da Tauronews, a Miguel Alvarenga este, como é seu apanágio, faltou, uma vez mais, à verdade, quando questionado sobre os processos judiciais com a ANGF, onde referiu somente um.
Costuma-se dizer que uma mentira repetida muitas vezes passa a ser verdade. Para que tal situação não aconteça, será importante informar todos, Forcados e Aficionados, da verdade da situação e, assim e de uma vez por todas, esclarecer o que se passou.
A ANGF e José Fernando Potier (JFP), na altura como Presidente da Direção daquela Instituição, moveram os seguintes dois Processos Judiciais:
1o - Processo Civil – Contra Miguel Alvarenga (MA) e Rita Barreiros (RB)
2o - Processo Criminal – Contra Miguel Alvarenga, Solange Pinto (SP) e Rita Barreiros (RB)

1o - Processo Civil
Neste Processo a ANGF e JFP reclamavam a MA uma indemnização pelos danos causados ao Bom Nome destes, na sequência dos artigos publicados no Jornal e Blogue “Farpas”.
Este processo terminou com um acordo entre MA, ANGF e JFP. Mas a ANGF e JFP apenas aceitaram este acordo porque ele antecipou a decisão que certamente viria a ser proferida. Na verdade, no acordo feito, MA confessou que todos artigos que publicou não correspondiam à verdade e eram totalmente falsos. Reconheceu, também e expressamente, que tais artigos prejudicaram o bom nome da ANGF e de JFP e, por isso, retratou-se perante estes e comprometeu-se a pagar à ANGF uma indemnização no valor de 6.000€ (JFP prescindiu da indemnização) (junta- se acordo em anexo).
De referir que MA ainda não cumpriu a sua obrigação e continua a dever esse montante à ANGF. Foi tentada execução judicial da quantia, mas MA não tem património, vive numa casa que não é sua e não aufere formalmente quaisquer rendimentos que possam ser alvo de penhora, pelo que a quantia continua por pagar.
MA também ainda não cumpriu a obrigação, assumida em Tribunal de, a suas custas, publicar na revista “Novo Burladero” o pedido de desculpas, tendo-o somente publicado no seu blogue.

2o - Processo Criminal
Neste processo MA assumiu a responsabilidade pelos artigos publicados e afirmou que apesar de SP surgir na ficha técnica do Farpas como Diretora-adjunta não tinha qualquer poder de decisão no jornal e mesmo os artigos que esta escrevia eram revistos por MA. Assim, por este e apenas por este motivo, SP foi absolvida do processo. De referir que a ANGF e JFP, podendo fazê-lo, optaram por não recorrer da decisão.
Em relação a MA, após julgamento com audição de testemunhas, e após se confirmar a prática de crimes por parte do réu MA, foi este condenado a uma pena de 10 meses de prisão, substituída por pena de multa.
MA, a ANGF e JFP recorreram da decisão e, após análise do processo e do “extenso rol de condenações do arguido”, entendeu o Tribunal da Relação de Lisboa aumentar a pena para 14 meses de prisão, suspensa na sua execução.
Para cabal esclarecimento junta-se a Sentença do Processo Civil e o Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa sobre o processo criminal.
Quero publicamente agradecer ao Dr. Diogo Costa Monteiro que, em sede de audiência e na defesa da ANGF e JFP o fez de forma categórica. Afinal nós é que tínhamos o melhor advogado do mundo.

Lisboa, 28 de Abril de 2020
José Fernando Potier

Nota da Direcção - Infelizmente, o Sr. José Fernando Potier continua a destilar ódio - e eu lamento. Viu-se a total e completa diferença de posturas, de vontades e de maneira de ser do antigo presidente da ANGF e do actual, Sr. Diogo Durão, também na recente entrevista que ambos concederam ao mesmo sie "Tauronews".
Por isso mesmo e por não pretender continuar a alimentar esta polémica, reservo-me ao direito de não comentar, confirmando os dados judiciais aqui expostos, foi mesmo assim. Houve dois processos, sim senhor. E as sentenças são exactamente aquelas que o Sr. José Fernando Potier juntou a este e-mail e que, aliás, foram a seu tempo devidamente tornadas públicas pelo "Farpas". Retratei-me, pedi desculpas por erros que cometi num Editorial no jornal ainda em formato de papel e reitero a minha eterna afirmação e convicção de que tenho, de facto, o melhor advogado do mundo.
Quanto ao pagamento da dívida à ANGF, ainda não o cumpri, por impossibilidade e pelas razões que, aliás, o Sr. José Fernando Potier aqui evoca. Nunca deixei na vida de pagar as minhas dívidas, quando as tive, e de assumir os meus compromissos. Obviamente que quando me sair a Lotaria ou o EuroMilhões, o que acredito plenamente que um dia me acontecerá, cumprirei na íntegra a minha dívida e ainda terei o maior dos gostos em oferecer um avultado donativo à nova Direcção da ANGF - que muito prezo.
Aproveito para desejar à nova Direcção da ANGF as maiores felicidades na forma como, como já ficou demonstrado pela postura do Sr. Diogo Durão, tudo será diferente a partir de agora.
Ao Sr. José Fernando Potier, cumprimento respeitosamente e tenho pena de que não mude também, um dia, a sua postura. A bem de todos.

M.A.