sexta-feira, 25 de setembro de 2020

40 anos depois: Maestro Paulo Caetano festeja carreira de glória no dia 10 de Outubro em Monforte

É já no próximo dia 10 de Outubro que o Maestro Paulo Caetano vai festejar o 40º aniversário da sua alternativa numa grande corrida na praça de Monforte tendo a seu lado dois cavaleiros históricos - João Moura e João Salgueiro - e três figuras da nova geração, o seu próprio filho João Moura Caetano, Marcos Bastinhas (filho do seu grande e saudoso amigo Joaquim Bastinhas) e Duarte Pinto (filho de Emídio Pinto, também seu companheiro de tantas jornadas).

Um cartel de luxo - melhor era impossível para assinalar a efeméride - em que actuarão em solitário os forcados Amadores de Monforte, na celebração, também do aniversário (20º) da sua fundação. Lidam-se toiros das ganadarias da casa - três de Paulo Caetano e três de Irmãos Moura Caetano.

Paulo Caetano tomou a sua alternativa numa recordada Corrida TV na Monumental de Santarém (esgotada até às bandeiras) na tarde de 15 de Junho de 1980, frente a toiros da emblemática ganadaria Palha. Foi seu padrinho o eterno D. José João Zoio e testemunharam o acto Manuel Jorge de Oliveira e os forcados de Santarém e Montemor.

Francisco Sá Carneiro, então primeiro-ministro de Portugal - morreria meses depois, a 4 de Dezembro desse ano, no atentado de Camarate - assistiu à corrida e ao intervalo desceu à arena da "Celestino Graça" para saudar os artistas (foto de baixo). Foi a primeira vez que um primeiro-ministro o fez.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo, D.R. e Luis Azevedo/Estúdio Z


Há 40 anos em Santarém, momento em que D. José João
Zoio concedia a alternativa a Paulo Caetano
Uma imagem que ficou na História: o primeiro-ministro Sá
Carneiro desceu à arena para saudar os artistas