terça-feira, 29 de setembro de 2020

Amália como nunca a vimos


Esta será, muito provavelmente, uma das raras fotos em que a grande Amália Rodrigues surge de bikini. Está aqui acompanhada pelo escritor Manuel da Fonseca, em 1973, na piscina de sua casa no Brejão e a fotografia vem agora publicada no livro "Amália nas suas palavras" (edição conjunta da Edições Nelson de Matos e da Porto Editora), talvez a obra mais importante dada à estampa neste ano do centenário do nascimento da Diva.

Em 1973 a Editora Arcádia encarregou o escritor Manuel da Fonseca de escrever uma biografia de Amália. A ideia, como se lê no livro, parecia genial - "pôr um escritor famoso e conhecido pela sua militância comunista a traçar perfil daquela que era então considerada o ícone do Fado e um dos 'pilares' da propaganda do Regime".


Essa biografia nunca acabou por ser escrita, mas ficaram os registos de longas horas de conversa de Manuel da Fonseca com Amália - e são esses registos que agora vêm finalmente e pela primeira vez a público neste magnífico livro. De leitura obrigatória.


Fotos D.R.