quarta-feira, 23 de setembro de 2020

5 de Outubro em Vila Franca: ganadaria espanhola Prieto de la Cal lida pela primeira vez em Portugal

Este é um dos imponentes toiros da ganadaria espanhola Prieto de la Cal, que vai lidar pela primeira vez em Portugal na próxima Feira de Outubro em Vila Franca de Xira - na tarde de segunda-feira, 5 de Outubro (feriado nacional).

Para lidar os toiros de Prieto de la Cal vão estar na centenária praça "Palha Blanco" os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e Luis Rouxinol Júnior. E para os pegar, os valorosos grupos de forcados do Ribatejo, da Chamusca e de Beja.

Esta será a segunda corrida da Feira de Outubro em Vila Franca, um ciclo promovido pelo dinâmico empresário Ricardo Levesinho e que terá o seu primeiro espectáculo na véspera, domingo, dia 4 (17h00), a tradicional corrida mista - com a participação do matador francês Sebastián Castella e dos cavaleiros António Ribeiro Telles e seu filho António, cavaleiro praticante, que lidará um toiro. Pegam os Amadores de Vila Franca e lidam-se a cavalo três toiros de Ribeiro Telles e a pé três de Calejo Pires.

Na terça-feira, 6 de Outubro, terá lugar a tradicional corrida nocturna (22h00) de exaltação ao Forcado. Lidam-se seis toiros da centenária ganadaria Palha e actuam os cavaleiros Luis Rouxinol, Francisco PalhaAntónio Prates. Pega em solitário, como manda a tradição nesta data, o grupo de forcados Amadores de Vila Franca.

Haverá ainda duas novilhadas populares, cujos cartéis serão em breve anunciados, nos dias 3 (17h00) e 5 (10h30).

Foto D.R./R.L. Tauromaquia