segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Temporada da pandemia termina com triunfos de Paulo Caetano e Diogo Fera na Azambuja e sem cavaleiros na Moita

Paulo Caetano recebeu grande homenagem do público, que
lhe prestou enorme ovação ontem na Azambuja, quando
o cavaleiro David Gomes e os Forcados da Azambuja lhe
brindaram pelos seus 40 anos de glória nas arenas

A mais estranha de todas as temporadas tauromáquicas de sempre - mas que, apesar de tudo e com menos corridas, existiu... quando todos imaginavam que isso seria impossível - terminou ontem, em dia de chuva, com dois festejos na Azambuja e na Moita.

Estavam ainda anunciadas duas corridas para o próximo fim-de-semana - sábado, 31, em Évora e domingo, 1 de Novembro, no Cartaxo - mas foram canceladas depois de o Governo decretar a proibição de circulação entre concelhos nesses dias (de 30 de Outubro a 3 de Novembro).

Sem grande ambiente, marcadas pelo mau tempo, mesmo assim realizaram-se ontem o festival taurino na Azambuja e a novilhada popular na Moita. O público acorreu sobretudo à praça da Azambuja, na Moita registou-se menor afluência de aficionados nas bancadas.

O novilheiro João Diogo Fera, há alguns anos radicado em Espanha, reapareceu no festival da Azambuja e foi a agradável surpresa da tarde, realizando uma muito aplaudida e artística faena a um bom novilho-toiro da ganadaria de Paulo Caetano

O Maestro assistia à corrida na bancada e foi brindado pelo cavaleiro David Gomes e pelos forcados Amadores da Azambuja, na temporada em que comemorou 40 anos de alternativa, sendo para Caetano as maiores ovações da tarde. O público rendeu-lhe bonita homenagem e a banda tocou-lhe os parabéns.

Ainda na Azambuja, tarde marcada por boas actuações dos cavaleiros Gilberto Filipe, António Brito Paes, David Gomes e Mara Pimenta, frente a toiros com idade e apresentação. Lidaram-se três de António Lampreia e um de Passanha (que coube a Brito Paes). Havia um prémio em disputa para a melhor lide, o que não é normal em festivais taurinos, mas o júri decidiu não o entregar, uma vez que os quatro cavaleiros estiveram bem, destacando-se todos eles. Os Amadores da Azambuja, que festejavam o seu 53º aniversário, executaram quatro ricas pegas.

Pouco pôde fazer o novilheiro Diogo Peseiro, para além de demonstrar valentia e decisão, com um toiro de cinco anos da ganadaria Mata-o-Demo que não lhe deu opções.

Na novilhada da Moita, devido às más condições do piso, pela chuva que caiu nas horas que antecederam o espectáculo, foram suprimidas as lides a cavalo e, consequentemente, as pegas. Não actuaram os cavaleiros Diogo Oliveira (que ia fazer a prova para praticante) e João Dias (amador), nem pegaram os Amadores do Aposento da Moita.

Destacou-se o promissor novilheiro Filipe Martinho e actuaram também, evidenciando valor, Paula Santos, o espanhol Yeray Gomez e Duarte Silva e os bezerristas Carlos Apolinário e João Mateus, mais um jovem aluno da Escola de Badajoz.

Lidaram-se novilhos do Engº Jorge de Carvalho, de Calejo Pires, Falé Filipe, Palha e Canas Vigouroux (dois).

E para o ano há mais!

Fotos M. Alvarenga e Nélia Ramos/Facebook

João Diogo Fera triunfou e foi a agradável surpresa do
festival de ontem na Azambuja
Diogo Peseiro evidenciou valentia e muito querer, mas não
teve opções com um toiro de 5 anos de Mata-o-Demo