sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Um almoço na "Casa das Enguias" com Glórias da Forcadagem

João Mantas, Fazé Araújo, António Manuel Barata Gomes,
Francisco Costa, Fernando Hilário e Miguel Alvarenga. Glórias
da Forcadagem ao almoço com o "Farpas" na "Casa das
Enguias", ontem

Miguel Alvarenga - Preparando e trocando ideias para o livro biográfico de Fernando Hilário - que estará pronto no próximo ano -, forcado histórico que começou no célebre grupo do Colégio Nun'Álvares de Tomar, fez história durante seis anos nos Amadores de Montemor e depois foi cabo fundador dos Amadores Lusitanos, recordámos ontem o passado - e a última digressão ao México dos Lusitanos, em 1982, já lá vão 38, que acompanhei como repórter de "O Diabo" - num agradável almoço no Restaurante "Casa das Enguias" na Lançada (Montijo).

Um cozido à portuguesa divinal acompanhado pelo fantástico vinho Horta Osório - que todos beberam, menos eu... que sou mais adepto da cervejinha...

Fernando Hilário, Francisco Costa (que o sucedeu como cabo dos Lusitanos) e Francisco Araújo (Fazé), que nesse digressão, com 18 anos, foi a estrela do grupo, saindo em ombros depois de uma pega monumental em Morélia; e ainda João Mantas (que nasceria um ano depois desta última actuação dos Forcados Lusitanos no México), recordado forcado dos Amadores de Montemor e filho de outra glória dessa arte única de pegar toiros, forcado do mesmo nome que foi destacado elemento do mesmo grupo - formaram ontem o grupo ao almoço. A que depois se juntou o anfitrião António Manuel Barata Gomes, forcado da fundação do grupo do Aposento da Moita e que também integrou a histórica formação dos Lusitanos em digressões além-Atlântico. Recordar é viver - e ontem recordámos tanta coisa.

Numa outra mesa, a almoçar com o Tó Manuel e a Fernanda, estava Carlos Manuel, glória do Futebol, estrela do Benfica e da Selecção Nacional, que há alguns anos entrevistei para o "Farpas"(jornal) e que também teve uma breve incursão pelo mundo da forcadagem honrando a jaqueta do Aposento da Moita.

Na "Casa das Enguias", um dos grandes santuários gastronómicos dos aficionados da Festa Brava, almoçavam também ontem, entre outros, o cavaleiro Gilberto Filipe, o empresário Rafael Vilhais (presença assídua) e Lourenço Vinhas, representante da famosa ganadaria Vinhas. E também Pedro Oliveira e Jorge Gonçalves, da Sociedade Moitense de Tauromaquia - sem o presidente Pedro Brito de Sousa... que foi feito dele?...

Fotos M. Alvarenga e D.R.

O mundo dos toiros e o mundo do futebol: Francisco Costa,
Fazé Araújo, Carlos Manuel e Fernando Hilário
Miguel Alvarenga e Carlos Manuel
Carlos Manuel com Pedro Oliveira e Jorge Gonçalves, da 
Sociedade Moitense de Tauromaquia... só faltava o
presidente Pedro Brito de Sousa
38 anos depois da última digressão triunfal dos Forcados
Lusitanos ao México, o reencontro dos Heróis: Francisco
Costa, Fazé Araújo e o cabo fundador Fernando Hilário


Francisco Costa e Fernando Hilário mostrando uma foto
em que estão com outros dois Lusitanos: Maximino Santos
e o saudoso António Lapa

Francisco Araújo (Fazé) com a foto da sua célebre saída em
ombros da praça mexicana de Morélia (a que assisti) em 1982