sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Câmara de Vila Franca e instituições tauromáquicas lamentam morte de José Júlio

Federação PróToiro e a Associação Nacional de Toureiros lamentam num comunicado conjunto a morte do matador de toiros José Júlio.

Nas palavras de Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros, "é uma perda irreparável para a cultura taurina e portuguesa. Foi um artista extraordinário e uma das figuras da época áurea do toureio a pé português, ombreando com grandes figuras nas principais praças do mundo. É um dia muito triste!".


Também a Associação de Tertúlias Taurinas de Portugal veio a público lamentar a morte do Maestro num comunicado subscrito pelo seu presidente Luis Capucha. que afirma: "O Maestro José Júlio é e será para sempre uma das mais ilustres figuras da tauromaquia nacional e internacional. Com ele morre uma página de oiro da Festa em Portugal. Deixa-nos uma vasta obra, quer nas arenas, quer na formação de novos toureiros, quer nas lições ímpares que, em conjunto, formam uma tauromaquia muito própria e profunda. É uma perda inestimável".


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, por seu turno, acaba também de emitir um comunicado com um voto de pesar pela morte de José Júlio, referindo-o como "uma das figuras de Vila Franca de Xira de grande relevância e destaque na Tauromaquia nacional e internacional. O seu falecimento constitui por isso uma perda irreparável para o Concelho de Vila Franca de Xira e para a sua Identidade e Cultura".


A morte do famoso toureiro vilafranquense, ocorrida esta tarde no Hospital de Vila Franca, vítima de covid-19, é também lamentada nas redes sociais por inúmeros toureiros e aficionados.


Fotos D.R./cortesia CM de Vila Franca de Xira