sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Irmão de "Paquirri": morreu o matador José Rivera "Riverita"

Vítima de cancro, morreu o matador de toiros espanhol José Rivera "Riverita", irmão mais velho do saudoso Francisco Rivera "Paquirri" (ambos na foto de baixo), tio dos também matadores de toiros Francisco Rivera OrdoñezCayetano Rivera Ordoñez (filhos de seu irmão, com os quais aparece na foto de cima) e de Canales Rivera. Tinha 75 anos e morreu em sua casa, em Barbate.

José Rivera toureou as primeiras novilhadas no início da década de 60 e a 13 de Junho de 1965 apresentou-se em Las Ventas, Madrid, com toiros der Benítez Cubero, formando cartel com Aurelio Nuñez e Francisco Ruiz "Limones".

A 1 de Setembro de 1967 tomou a alternativa na praça de El Puerto de Santa Maria apadrinhado por Miguel Mateo "Miguelín", com o testemunho de Diego Puerta, frente a toiros da ganadaria Concha y Sierra.

Apesar de ser um toureiro de valor, a sua carreira desenrolou-se num segundo plano e à sombra da de seu irmão Francisco Rivera "Paquirri". Toureou sempre pouco e no início dos anos 70 praticamente desapareceu dos cartéis, actuando apenas num número reduzido de corridas. Em 1981 foi sobressalente em Madrid na tarde em que "Paquirri" se encerrou com seis toiros.

Depois da morte de "Paquirri" em 1985, reapareceu, apoderado por Martín Berrocal, para actuar em alguns festejos, até se retirar em definitivo das arenas, passando a actuar apenas em festivais e sobretudo em eventos de homenagem à memória de seu irmão.

Que em paz descanse.

Fotos D.R.