sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Espanha: Simón Casas lidera processo de reconversão da associação de empresários taurinos

Está em marcha na vizinha Espanha o processo de reconversão da Associación Nacional de Organizadores de Espectáculos Taurinos (ANOET), como hoje noticia em manchete o site mundotoro.com, referindo a necessidade de um "câmbio interno" numa associação que está "caduca".

O processo é liderado pelo produtor Simón Casas (foto), pilar maior da actividade empresarial taurina em Espanha e França e que é o actual presidente da ANOET. Casas, numa recente entrevista ao site cultoro.es, defendeu que a associação de empresários taurinos espanhóis para ser "uma entidade patronal eficiente, tem que ter no mesmo barco todos os empresários remando para o mesmo lugar" e pretende que a ela regressem muitos dos jovens empresários que a abandonaram, entre os quais José Maria GarzónAlberto García e Juan Bautista, bem como as históricas casas empresariais Matilla e Lozano, que pretende ver na Junta Directiva da ANOET.

O site mundotoro.com refere que a associação tem agora "o desafio de se renovar e ganhar a confiança do aficionado e do sector", recordando que nos últimos quinze anos mais de 600 povoações que davam corridas de toiros deixaram de as realizar e o toureio perdeu mais de 26% de festejos em praças de primeira e segunda nos últimos doze anos. 

Recuperar essas praças mais pequenas e trabalhar directamente com os seus empresários e também com os organizadores dos festejos taurinos populares é um dos objectivos da nova ANOET.

Fotos D.R.