quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

17 de Fevereiro, o dia fatídico

chegamos ao fatídico dia 17 de Fevereiro. Cumprem-se hoje 36 anos sobre a morte do grande e saudoso cavaleiro José Mestre Batista e 48 sobre o trágico acidente de automóvel em Vendas Novas em que perderam a vida o inesquecível Manolo Escudero, braço-direito do histórico empresário Manuel dos Santos na empresa do Campo Pequeno e também o campino Manuel Piteira Dias, que era o maioral da ganadaria Porto Alto, propriedade do antigo matador. Manuel dos Santos, que seguia também no automóvel, viria a morrer no dia seguinte no Hospital Particular, em Lisboa. Ileso do acidente saíu, graças a Deus, Manuel Jorge Diez dos Santos, o filho do emblemático toureiro.

Há 36 anos, neste mesmo dia 17 de Fevereiro do ano de 1985,  José Mestre Batista sofreu um fortíssimo ataque de asma, a que não sobreviveu,  quando se encontrava em Zafra, Espanha, acompanhado por sua Mulher e seu filho a passar uns dias nesse Carnaval. Tinha 44 anos.


Recordamo-los com saudade neste dia sempre triste para a tauromaquia portuguesa.


Na primeira foto de baixo, Manolo Escudero, Manuel dos Santos e José Cardal, o magnífico trio da empresa do Campo Pequeno, aqui na praça da Figueira da Foz; na segunda, Mestre Batista com Miguel Alvarenga num acto no Salão Nobre do Campo Pequeno em Setembro de 1984, poucos meses antes de morrer.


Fotos D.R.