domingo, 21 de fevereiro de 2021

Ex-matador de toiros: Victoriano Valência com saúde muito debilitada

Sogro e apoderado do Maestro Enrique Ponce (pai da sua ex-mulher Paloma Cuevas - os três na foto de baixo), o antigo matador de toiros Victoriano Valência teve alta esta semana do Hospital de La Zarzuela, em Madrid, onde esteve duas semanas internado devido a problemas diabéticos e cardíacos. Segundo a revista "Hola!", encontra-se, aos 87 anos de idade, em estado muito debilitado.

Natural de Madrid, onde nasceu em 1933, formou-se em Direito e foi um dos primeiros toureiros universitários. Neto do bandarilheiro José Roger Valência, sobrinho dos toureiros José Roger Valência I e Victoriano Roger Serrano, Victoriano Valência debutou com picadores em Março de 1953 em Calatayud e apresentou-se como novilheiro em Las Ventas, Madrid, em 1 de Julho desse mesmo ano.

Tomou a alternativa na antiga praça de Barcelona, Las Arenas, a 27 de Julho de 1958, apadrinhado por António Bienvenida, com o testemunho de António Ordoñez, com o toiro "Galonero" de Eusébia Galache. Confirmou a alternativa em Madrid a 14 de Maio de 1959, com Júlio Aparício como padrinho e António Ordoñez como testemunha, frente a toiros de Atanázio Fernández. Confirmou depois a alternativa Monumental Plaza México a 3 de Janeiro de 1965, apadrinhado por Joselito Huerta e com Jaime Rangel como testemunha.

Foi o primeiro toureiro a cortar um rabo na Monumental de las Ventas, em Madrid. Retirou-se das arenas  a 27 de Setembro de 1971 em Ibiza.

Victoriano Valência foi durante alguns anos apoderado em Espanha do matador de toiros Pedrito de Portugal, quando este era apoderado em Portugal por Fernando Camacho.

Foto D.R.