terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

PróToiro: cartaz da discórdia colocado hoje em frente da praça do Campo Pequeno

 

Reacende-se a polémica que agitou o meio tauromáquico no início do ano, quando a Federação PróToiro colocou junto da Assembleia da República um cartaz (outdoor) com uma foto do primeiro-ministro António Costa e outra do líder do PAN, André Silva, referenciando-os como "os novos pais" dos nossos filhos, em protesto contra o projecto de proibir a assistência de menores a espectáculos tauromáquicos.

O cartaz está agora, desde a manhã de hoje, em plena Avenida da República, mesmo em frente à praça de toiros do Campo Pequeno.

Na altura, várias vozes do meio tauromáquico se levantaram contra o cartaz da PróToiro, cujos responsáveis não ouviram a opinião dos seus associados, sendo a mais relevante a do empresário Luis Miguel Pombeiro, actual gestor taurino da primeira praça do país, que considerou "uma falta de bom senso e de respeito" a "utilização abusiva da imagem do primeiro-ministro de Portugal", defendendo que "a tauromaquia não tem partidos, não pode ser partidária" e recordando que "a maioria das Câmaras Municipais que nos apoiam são socialistas e certamente não ficarão satisfeitas com esta afronta ao primeiro-ministro".

Contactado esta manhã pelo "Farpas", que o informou da colocação do cartaz mesmo em frente da "sua" praça, Luis Miguel Pombeiro reafirmou que "é lamentável e ultrajante esta forma de actuação da PróToiro, na qual não me revejo".

O empresário do Campo Pequeno voltou a esclarecer que é, obviamente, "contra esse projecto de proibir os menores de assistir a espectáculos tauromáquicos", mas voltou a frisar ser "completamente contra este cartaz".

"Podiam ter colocado uma foto de uns pais com um filho a assistir a uma corrida de toiros, que teria um efeito muito mais forte na mensagem que o cartaz pretende transmitir, mas nunca usar abusivamente a imagem do primeiro-ministro. E agora foram colocar o cartaz em frente ao Campo Pequeno. Que o coloquem em frente das praças geridas por quem gere a Associação de Empresários, mas não em frente da primeira praça do país. Com esta afronta ao primeiro-ministro, a PróToiro consegue acabar, mais depressa do que se esperava com as corridas no Campo Pequeno...", lamentou Luis Miguel Pombeiro.

Depois de amanhã, dia 18, vai ter lugar uma reunião da Direcção da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) com todos os seus associados, por videoconferência, e Pombeiro reafirmou ao "Farpas" o que já dissera em Janeiro:

"Já enviei esta manhã um e-mail à Direcção da APET, que integra a PróToiro, manifestando o meu desagrado pela colocação deste cartaz em frente do Campo Pequeno e por todo esta modo de actuar da Federação, no qual não me revejo. Considero-o ultrajante e mantenho a minha decisão de sair da APET, o que farei na reunião por videoconferência da próxima quinta-feira, caso a maioria dos associados esteja de acordo com este cartaz. Eu não estou"

Fotos M. Alvarenga