quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Campo Pequeno promove "espectáculo bolha" em Abril para testar desconfinamento da cultura


A empresa Plateia Colossal vai realizar no Campo Pequeno em Abril um "espectáculo bolha" (que deverá ser um dos concertos adiados do programa "Santa Casa - Portugal ao Vivo") que servirá de teste para o desconfinamento dos espectáculos culturais e também de experiência para a possível realização dos festivais de Verão em moldes seguros.

Segundo avançou a TSF, este teste realizar-se-à de acordo com as novas regras que estão a ser delineadas pelos produtores de espectáculos culturais com a Direcção-Geral de Saúde e passam pela realização de testes covid aos espectadores, quer pela via do teste rápido (de saliva ou zaragatoa), quer pela apresentação de um teste PCR feito durante as 72 horas antecedentes à realização do evento - um projecto que foi já há algum tempo preconizado pelo empresário Luis Miguel Pombeiro para a reabertura do sector tauromáquico.

Segundo apurámos, estas diligências feitas pelos promotores de espectáculos culturais junto da DGS não contemplam ainda a actividade tauromáquica, muito embora saibamos que Luis Miguel Pombeiro (gestor taurino da praça de toiros de Lisboa e de outras) e a própria Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) estão igualmente a promover conversações com a IGAC e a DGS com vista à reabertura do sector.

A empresa Ovação e Palmas, de Luis M. Pombeiro, que no ano passado levou a efeito em Estremoz o primeiro espectáculo taurino a nível mundial depois do desconfinamento, pode mesmo voltar a ser em 2021 a primeira a reabrir o sector tauromáquico. 

empresário está a procurar agendar, assim que haja luz verde do Ministério da Cultura, da DGS e da IGAC, uma corrida de toiros (que pode ser mista) no final do mês de Abril, provavelmente numa praça alentejana (não está a excluída a hipótese de voltar a ser em Estremoz), que servirá também de teste para a forma como evoluirão as novas regras ao longo da próxima temporada.

Passar a permitir a utilização de 75% da lotação nas praças com cadeiras é um dos objectivos primordiais. Pombeiro projecta também voltar a assegurar a segurança máxima nas praças de toiros (onde no ano passado não se registou nenhum surto de covid), desta vez com a realização de testes rápidos ao público à entrada dos espectáculos.

Foto M. Alvarenga