sábado, 20 de fevereiro de 2021

Reunião virtual dos empresários com cartaz da discórdia a dominar o debate

Na impossibilidade de se realizar a agendada Assembleia-Geral, decorreu ontem ao final da tarde, por videoconferência, uma reunião magna da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), com significativa participação de associados e que teve uma fase introdutória a cargo do presidente da PróToiro, João Santos Andrade, e do secretário-geral da federação, Hélder Milheiro, que traçaram um panorama geral do que tem sido feito.

Santos Andrade teve uma intervenção muito lúcida e mesmo apaziguadora, manifestando a necessidade de uma maior união entre todas as pessoas do sector tauromáquico e em especial da classe empresarial, que nesta última semana registara alguma divisão originada pela colocação do célebre cartaz da discórdia junto à praça do Campo Pequeno.

O episódio do cartaz gerou mesmo alguma celeuma nesta reunião virtual dos empresários, sobretudo depois de Luis Miguel Pombeiro ter afirmado que já tinha "conhecimento de tudo" o que esteve por detrás dessa "acção provocadora", nomeadamente de quem tinha mandado colocar o cartaz e de quem patrocinara essa acção. Houve quem pressionasse Pombeiro a contar tudo, mas o empresário disse que as informações ficavam com ele...

Houve poucos empresários a intervir, mas muitos a ouvir. Ricardo Levesinho, presidente da APET, anunciou que ia pôr termo ao grupo dos empresários que criou no WhatsApp... e ontem mesmo Pombeiro criou um novo, "Cultura Tauromáquica", que além de empresários está também aberto a toureiros.

No geral, a reunião foi pacífica e sem algazarra. A retirada do cartaz, 24 horas depois de ter sido colocado na Avenida da República, defronte da praça de toiros, acabou por demover Luis Miguel Pombero da ameaça que fizera de deixar de pertencer à APET.

Houve ontem bonança... depois de alguma tempestade.