quinta-feira, 4 de março de 2021

Jordi Cohen vence prémio "Fotos do Ano Internacional" com imagem do novilheiro Francisco Montero

Esta foto de Jordi Cohen, fotojornalista de Barcelona, venceu o "Pictures of the Year International", o mais antigo e mais prestigiado prémio internacional de fotografia.

A imagem que está a correr o mundo retrata o novilheiro da moda, Francisco Montero, no seu quarto de hotel, depois de ter alcançado um memorável triunfo em Fevereiro do ano passado num dos festivais do Canaval del Toro em Ciudad Rodrigo (Salamanca) e foi eleita pelo júri na categoria de Vida Desportiva e Recreativa.

"Estou tão feliz por ter recebido o primeiro lugar na Vida Desportiva e Desportos Recreativos em Fotos do Ano Internacional", escreveu Jordi Cohen (foto de baixo) na sua página da rede social Facebook, onde contou a história da foto premiada:


"O toureiro espanhol Francisco Romero triunfou na Fiesta del Toro em Ciudad Rodrigo (Espanha) em 2020. Conseguiu sair em ombros após cortar sua orelhas numa tarde muito emocionante. Sair em ombros é a distinção máxima para um toureiro depois de uma tourada. Esta é a história de um 'maletilla', um jovem que, sem meios e sem ajuda, tenta entrar no mundo das touradas participando das 'capeias', um popular festival de tourada menor em que os toiros são enfrentados pelos fãs de acordo com os costumes de cada localidade. Montero foi um participante proeminente nas 'capeias' do Carnaval del Toro 2019, festival durante o qual adoeceu com febre e teve que dormir no carro por vários dias, sobrevivendo com sanduíches e alimentos enlatados. Em 2020, após grandes sacrifícios, conseguiu fazer parte do cartaz oficial da celebração, com grande reconhecimento em Ciudad Rodrigo (Espanha)".


Fotos Jodi Cohen e Michel Lasa Aristu