sábado, 27 de março de 2021

Miguel Márquez morreu há 14 anos

Morreu há 14 anos, neste mesmo dia 27 de Março (2007), vítima de um enfarte do miocárdio quando, aos 61 anos, acabara de participar numa tenta em Fuengirola (Espanha), o matador de toiros Miguel Márquez ("El Ciclón de la Costa del Sol").

Estreou-se de luces em Fuengirola (Málaga), sua terra natal, em 7 de Outubro de 1964 e debutou com picadores a 8 de Outubro de 1966 na mesma praça. Tomou a alternativa de matador de toiros em Málaga na tarde de 3 de Março de 1968, das mãos de António Ordoñez, com o testemunho de Miguel Mateo "Miguelín", lidando e estoqueando o toiro "Favorito" da ganadaria de Carlos Nuñez. A 17 de Maio do mesmo ano apresentou-se e confirmou a alternativa em Las Ventas, Madrid, de novo apadrinhado por António Ordoñez, com o testemunho de Rafael Jiménez e toiros de Conde de la Corte. Cortou as duas orelhas ao seu segundo toiro e saiu gloriosamente em ombros pela porta grande.

Miguel Márquez foi um dos toureiros mais importantes da segunda metade da década de 60 e dos inícios dos anos 70. Liderou o escalafón em 1968 com 101 corridas e no ano seguinte com 97, em plena época do reinado de Manuel Benítez "El Cordobés".

Mesmo depois de retirado das arenas manteve-se sempre muito próximo do meio tauromáquico e toureou vários festivais, o último dos quais a 25 de Fevereiro de 2007 em Estepona, um mês antes de morrer.

Seus irmãos também se destacaram nas arenas: Jesus chegou a tomar a alternativa de matador de toiros e SalvadorPepe foram picadores.

Miguel Márquez fez a sua estreia na praça de toiros do Campo Pequeno a 5 de Setembro de 1968 formando cartel com o saudoso matador português Amadeu dos Anjos, com os cavaleiros Mestre João Núncio e Frederico Cunha e os Forcados Amadores de Montemor, então capitaneados por Joaquim José Capoulas. Lidaram-se a cavalo toiros de D. Diogo Passanha e a pé de Oliveira Irmãos. Recordamos (em baixo) o programa dessa corrida, autografado pelo próprio Miguel Márquez.

Foto D.R.