domingo, 28 de março de 2021

Joaquim Azeda: adeus, Forcado!

O meio tauromáquico e em particular o mundo dos Forcados voltam a vestir-se de luto pela morte de Joaquim Azeda, o histórico cabo do Grupo de São Manços, ocorrida ontem no Hospital do Espírito Santo, em Évora, onde estava internado há dois meses, em luta contra a infecção do maldito vírus que nos atacou há um ano.

Um dos grandes e emblemáticos forcados dos anos 70 e 80, homem afável e de uma extrema simpatia, Joaquim Azeda assumiu em 1971 o comando dos Forcados Amadores de São Manços, sucedendo a Francisco Pereira, o cabo fundador, capitaneando o grupo até 1988, ano em que passou o testemunho a Joaquim Carvalho.

Foi no seu reinado que os Amadores de São Manços assumiram notoriedade e, pisando todas as arenas de Portugal e ultrapassando fronteiras e pegando também em Espanha e França, se tornaram num dos grandes grupos de forcados do país.

Ao longo dos últimos anos, Joaquim Azeda era sempre presença assídua nas praças de toiros, em especial quando actuava o seu grupo, onde pegaram também seus filhos José e André - a quem abraçamos nesta hora de tristeza e dor.

A toda a ilustre Família enlutada, em particular a sua mulher e filhos, a seus amigos (que eram tantos e bons) e ao GFA der São Manços, endereçamos as mais sentidas condolências.

Que em paz descanse. Adeus, Forcado!

Fotos M. Alvarenga e D.R.