domingo, 30 de maio de 2021

Acalorada tarde de toiros na Azambuja

Muito público nas bancadas, muito calor e uma animada e regular tarde de toiros hoje na Azambuja, na tradicional corrida mista da bicentenária Feira de Maio, depois de um louvável ciclo de novilhadas a apontar o futuro.

Lidaram-se esta tarde toiros da ganadaria Fontembro, com boa apresentação e escassa bravura, complicados, pouco claros nas investidas. Serviram os lidados a cavalo, poucas opções deram os dois lidados a pé.

Ana Batista passeou classe e garra numa lide de bom gosto; Moura Caetano levantou as bancadas nos ferros curtos (o último foi de antologia), com o seu toureio templado e pausado; Duarte Pinto esteve decidido e artista, ao seu melhor estilo; e o praticante Joaquim Brito Paes surpreendeu pela positiva, evidenciando grandes progressos.

Pegaram os Amadores de Santarém (Francisco CabaçoAntónio Queiroz e Melo, ambos à primeira) e os Amadores de Azambuja (João Gonçalves e Rui Mogas, ambos ao segundo intento).

Os dois toiros das lides a pé poucas opções deram ao matador Manuel Dias Gomes (faena valorosa e esforçada, com alguns rasgos de arte e muita entrega) e ao novilheiro Diogo Peseiro (muito bem com as bandarilhas, sem conseguir depois um passe com a muleta a um toiro que se limitou a andar pela arena a fugir do toureiro...).

No final da lide do quarto toiro foi prestada homenagem à memória de Mestre António Salema, pelo presidente e vice-presidente da Câmara de Azambuja, com a presença na arena do filho do saudoso aficionado e fundador da escola de toureio local (foto se baixo).

Amanhã não perca todas as grandes reportagens desta corrida: a análise detalhada de Miguel Alvarenga, as sequências das quatro pegas, os melhores momentos de todos os artistas e os Famosos que ontem marcaram presença nesta tradicional corrida da Azambuja.

Fotos M. Alvarenga