segunda-feira, 24 de maio de 2021

Verdadeira pedrada no charco: Rui Bento em desassombrada entrevista ao "CM"

"A Tauromaquia, arte de reis, nobres e plebeus, está, nos conturbados tempos que atravessamos, sob ataque cerrado de uma 'Internacional Anti-Taurina' que terá o fim inglório de outras 'internacionais'" - afirma Rui Bento, ontem, numa desassombrada e corajosa entrevista à revista "Domingo" do "Correio da Manhã", que foi a nota marcante de um domingo em que, pela final do futebol, não se realizaram corridas de toiros em Portugal.

O antigo matador de toiros, apoderado e ex-gestor taurino do Campo Pequeno, considera que "o fim das transmissões de corridas de toiros na RTP é, essencialmente, uma manifestação de autoritarismo do gosto, ante-câmara de uma mais do que provável ditadura de gosto que, tarde ou cedo, se manifestará por um alargar de restrições a isto e mais aquilo e pela imposição de novos gostos, usos e costumes que nada têm a ver com as tradições, usos e costumes portugueses".

Com a verticalidade e a frontalidade que lhe reconhecemos, Rui Bento diz ainda que a forma de governar do Executivo de António Costa se chama "tourear". E explica porquê: "Se tourear é a arte de enganar o toiro... este governo toureia o povo com que arte...".

Altamente elogiada nas redes sociais, a entrevista de Rui Bento à revista dominical do "CM" é um acto de coragem e de grande lucidez num momento em que tudo acontece e muitos se calam. Uma autêntica e muito louvável pedrada no charco.

Foto "CM"