sexta-feira, 28 de maio de 2021

Falámos com o proprietário dos toiros que fugiram do matadouro de Tomar: falta localizar um, que pode estar na zona de Fátima

Carlos Damas (ao meio) é o ganadeiro proprietário dos toiros
que fugiram do matadouro em Tomar, onde tinham sido
descarregados na noite de 4ª feira para abate. Na foto, com
seu filho, o antigo novilheiro e actual bandarilheiro Diogo
Damas (à esquerda) e o bandarilheiro António Pedro

Ainda falta localizar um dos cinco toiros que ontem de madrugada lograram fugir, em circunstâncias ainda não devidamente apuradas, do matadouro Ribasabores, na zona industrial de Tomar.

Ontem à tarde e como já aqui referimos, a GNR localizou e abateu dois dos toiros na zona de Curvaceiras e já esta manhã foi também avistado e igualmente abatido um terceiro toiro junto da Estrada Nacional 110. Ao final da manhã foi abatido um quarto toiro junto a uma vacaria no Casal das Varandas, freguesia da Madalena, Tomar.

O quinto toiro está ainda por encontrar, presumindo-se que se encontre já mais distanciado do local onde os outros foram localizados, provavelmente na zona de Fátima.

Os cinco toiros fugitivos pertencem à ganadaria de Carlos Damas, sediada em Manique do Intendente, em Azambuja, divisa que lida os animais habitualmente em largadas de toiros. Tinham sido descarregados às 23h00 de quarta-feira no matadouro de Tomar sete toiros e uma vaca - dos quais fugiram cinco em circunstâncias ainda não apuradas.

O "Farpas" falou com Diogo Damas, antigo e promissor novilheiro, actual bandarilheiro, filho do proprietário da ganadaria, que nos disse:

"Eram cinco toiros com idades entre os 4 e os 5 anos, alguns já com 6. Tinham sido utilizados em treinos por alguns cavaleiros e iam para abate, uma vez que não houve largadas no ano passado e este ano também as não haverá. Tenho estado em contacto permanente com a GNR, ainda não se percebeu como foi possível que os toiros tenham fugido do matadouro, estamos à espera de conseguir sabê-lo através das filmagens das câmaras de video que lá existem. Foram descarregados na noite de quarta-feira sete toiros nossos e uma vaca para abate, dos quais fugiram cinco".

E acrescentou:

"Quatro já foram abatidos e felizmente não se registou nenhum acidente. Dizem agora que o último toiro estará para a zona de Fátima, a GNR está a tentar localizá-lo, mas é preciso que a população tenha cautela, trata-se de um animal bravo e perigoso".

Foto D.R.