quarta-feira, 26 de maio de 2021

Joaquim Bastinhas imortalizado em escultura junto ao Coliseu de Elvas

O eterno e inesquecível Joaquim Bastinhas, figura máxima do toureio português, vai ter a sua imagem imortalizada junto ao Coliseu de Elvas, onde será erguida uma escultura em sua homenagem - uma proposta que esta quarta-feira foi aprovada por unanimidade na reunião da Câmara Municipal.

Nuno Mocinha, presidente da edilidade elvense, disse hoje à Rádio Elevas que se trata "de uma homenagem que passa por construir uma escultura, junto ao Coliseu, mas que terá ainda que ser aprovada na Assembleia Municipal, e só depois disso, o processo para levar a proposta por diante".

O presidente espera que a proposta seja aprovada em Assembleia Municipal, uma vez que "é uma homenagem não da Câmara, mas sim de Elvas ao Mestre Bastinhas". Nuno Mocinha considera que será "da vontade dos elvenses que fique perpectuada a memória de Joaquim Bastinhas, associada à cidade de Elvas, que é de onde é natural e muito deu à cidade, levando o nome de Elvas pelo mundo fora".


Por concretizar ficam ainda os desejos de um grupo de aficionados elevenses que após a morte de Joaquim Bastinhas criaram um movimento com o objectivo de rebaptizar a praça de toiros, denominada "Coliseu Comendador Rondão de Almeida", com o nome do famoso cavaleiro.


Foto Frederico Henriques e D.R.