sexta-feira, 22 de outubro de 2021

10 anos sem "Antoñete"


"Antoñete" fotografado por Miguel Alvarenga
no Hotel Roma, em Lisboa, na noite da sua
despedida no Campo Pequeno (anos 80),
quando era empresário o saudoso Fernando
dos Santos

Cumprem-se hoje, dia 22 de Outubro, dez anos sobre a morte do célebre matador de toiros António Chenel "Antoñete", um dos últimos ícones da aficion de Madrid e um dos toureiros com que mais se identificaram distintas gerações de aficionados.

Tomou a sua alternativa em Castellón a 8 de Março de 1952, das mãos de Júlio Aparício e logo na Feira de Santo Isidro desse mesmo ano alcança o seu primeiro grande triunfo em Madrid cortando três orelhas numa corrida de Bohórquez, dois dias depois de ali ter confirmado a sua alternativa apadrinhado por aquele que foi um dos seus espelhos, Rafael Ortega.


"Antoñete" toureou três tardes na Monumental de Madrid como novilheiro e 76 como matador de toiros, cortando um total de 31 orelhas e abrindo em seis ocasiões a porta grande de Las Ventas para por ela sair em ombros.


Ao longo da sua carreira actuou inúmeras vezes em praças de Portugal, pisando em várias ocasiões a arena do Campo Pequeno, onde se despediu nos anos 80, quando era empresário da praça o antigo matador de toiros Fernando dos Santos, recentemente falecido.


Chegou a actuar em Julho de 1970 numa corrida que se celebrou no Pavilhão de Desportos do Porto a favor da Comissão Distrital do Movimento Nacional Feminino, alternando com Ricardo Chibanga, os cavaleiros José Mestre Batista e Frederico Cunha e os forcados Amadores de Santarém.


A sua última corrida foi na praça de Burgos em 1 de Julho de 2001.


Fotos M. Alvarenga, Henrique de Carvalho Dias e D.R.



Início da década de 90, quando toureou o último festival em
Vila Franca, fotografado no Hotel Lezíria Parque com os
Maestros Amadeu dos Anjos e "Espartaco" e M. Alvarenga

Nessa mesma noite em Vila Franca, lendo o jornal "Farpas".
A seu lado, o jornalista espanhol David Montero
Julho de 1970. Corrida no Pavilhão dos Desportos do Porto
Fotografado por Henrique de Carvalho Dias
na noite da sua despedida na praça do
Campo Pequeno