quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Festival da Azambuja adiado para 7 de Novembro

Como ontem tínhamos adiantado, devido às previsões de chuva e mau tempo para este fim-de-semana, fica adiado para o domingo seguinte, 7 de Novembro, o festival taurino que estava marcado para sábado na Azambuja, mantendo-se o mesmo elenco.

Neste festejo faz a sua estreia em público o jovem bezerrista Martim Torrão, aluno da Escola de Toureio de Azambuja, e reaparece o cavaleiro Vitor Gonçalves (foto), que pouco tem toureado nos últimos anos (actuou pela última vez e depois de ter estado umas temporadas sem tourear, em 2019 em Idanha-a-Nova).

Natural de Santo Isidro, Pegões (Montijo), Vitor Gonçalves apresentou-se em público no ano de 1982 numa corrida celebrada em Penafiel e fez a prova de praticante em 1986 na já desaparecida praça de Lagos, no Algarve. Tomou a alternativa a 15 de Agosto de 1990 na praça da Figueira da Foz, apadrinhado por Mestre Luis Miguel da Veiga, com o testemunho de Emídio Pinto e dos matadores Mário Coelho e Pepe Câmara, com toiros da ganadaria Charrua.

O cartel do festival de 7 de Novembro na Azambuja é composto pelos cavaleiros Vitor Gonçalves, Marcelo Mendes, Gonçalo Fernandes e David Gomes, pelo matador João Diogo Fera, o novilheiro João D'Alva e o bezerrista Martim Torrão, estando as pegas a cargo dos Amadores de Azambuja, capitaneados por Nuno Matos.

Lidam-se quatro toiros da ganadaria São Martinho, dois do Engº Jorge de Carvalho e um de Calejo Pires.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo