segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Castros deram "sopa de corno" na Amieira

Os toiros da ganadaria Fernandes de Castro, bem apresentados, desiguais de comportamento, mas na generalidade duros e difíceis, não facilitaram minimamente a vida aos três grupos de forcados - São Manços, Póvoa de São Miguel e Monsaraz - que na tarde deste sábado disputavam um concurso de pegas na praça alentejana da Amieira.

Pode mesmo dizer-se que a tarde, para os valentes forcados, foi de autêntica "sopa de corno" - como o demonstram algumas das fotos de José Canhoto que aqui publicamos de seguida.

Pelo Grupo de São Manços pegaram Martim Moreno à primeira e Manuel Trindade à sexta. Pelos Amadores da Póvoa de São Miguel foram caras António Banha, à segunda; e Albino Martins, à quarta (a sua segunda intervenção), a dobrar Fábio Caeiro, que se lesionou após duas tentativas para pegar o quinto toiro da tarde. Pelo Grupo de Monsaraz, pegaram César Ferreira à quarta tentativa e João Tiago à primeira (sexta e última pega da corrida), que foi o vencedor do concurso de pegas (foto de cima).

Actuaram os cavaleiros Ana Batista (duas lides regulares), Salgueiro da Costa (grande actuação frente ao quinto toiro de Castro) e Luis Rouxinol Júnior (que fechou com chave de ouro a sua brilhante temporada).

A corrida foi bem dirigida por Domingos Jeremias, condescendente e cheio de paciência face às inúmeras e demoradas tentativas dos forcados para pegar os toiros, que esteve assessorado pelo médico veterinário Matias Guilherme. A praça registou meia entrada de público.

Fotos José Canhoto