segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Dr. José Luis da Cruz acusa: "Este Regulamento é estúpido!"

O Dr. José Luis da Cruz, reputado médico veterinário que no sábado assessorou o director Manuel Gama (ambos na foto de baixo) na direcção do festival celebrado na Chamusca, faz-nos alguns esclarecimentos acerca do que aqui escreveu ontem Miguel Alvarenga na sua análise ao espectáculo, a propósito da escassa apresentação dos novilhos-toiros lidados a cavalo:

"Concordo com o que escreveu em relação à apresentação dos novilhos/toiros a cavalo do Festival da Chamusca. A importância do Festival merecia mais, mas como o Regulamento não obriga a peso, nada podia fazer. O único que tem desculpa é o Vasco Veiga, pois a estupidez deste Regulamento obriga a que um amador só pode tourear um novilho com menos de 3 anos e menos de 380 kg., o que se torna difícil, pois só começam com a ração quando têm 3 anos para poderem sair numa corrida. Um Regulamento estúpido, mas que teve malta das associações taurinas na sua composição.  

"Artigo 37.º

"Reses para festivais tauromáquicos

"1 — Nos festivais tauromáquicos, as reses têm que ser do sexo masculino e não estão sujeitas a idades ou pesos mínimos, salvo o disposto no número seguinte.


"2 — Os artistas amadores não podem lidar reses com a idade superior três anos e peso superior a 380 kg.


"Um abraço e parabéns pela sua frontalidade e pelo que escreveu, a ver se a malta acorda e cuida melhor destes festivais".


José Luis da Cruz


Fotos D.R. e M. Alvarenga