segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Governo espanhol agracia Morante com o Prémio Nacional de Tauromaquia

Morante de la Puebla, o génio do toureio a pé, figura máxima desta segunda temporada da pandemia em Espanha, acaba de ser galardoado com o importantíssimo Prémio Nacional de Tauromaquia, que é todos os anos outorgado pelo Ministério da Cultura e Desportos do país vizinho.

O júri reconheceu Morante pela sua "singular personalidade criativa de um artista que recria e renova o toureio clássico para o público actual" e destacou ainda "o seu compromisso com a tauromaquia num momento especialmente difícil depois da crise provocada pela covid-19, em que o diestro, assumindo a sua responsabilidade como primeira figura do toureiro, diversificou as suas actuações, apostando pela variedade de encastes e de cartéis, liderando o escalafón taurino numa temporada em que realizou faenas memoráveis nas principais praças espanholas".

A nota de imprensa do Ministério da Cultura destaca ainda os seus triunfos "nas principais praças de toiros de Espanha, França e América  sendo considerado pelos aficionados como um exemplo de toureiro de arte e inspiração".

O Prémio Nacional de Tauromaquia destina-se a reconhecer o labor meritório de uma pessoa, entidade ou instituição durante a última temporada no exercício das diferentes actividades e manifestações da tauromaquia. Em casos excepcionais devidamente motivados, também pode ser outorgado como reconhecimento a uma trajectória profissional. O prémio tem o valor de 30.000 euros.

Os premiados em anos anteriores foram a Fundación del Toro (2020), o Foro de Promoción, Defensa e debate de las Ferias de Novilladas (2019), Juan José Padilla (2018), Enrique Ponce (2071), Victorino Martín (2016), Escuela Marcial Lalanda (2015), Canito (2014) e Paco Ojeda (2013).

Foto M. Alvarenga