quarta-feira, 30 de março de 2022

António J. Ferreira apoderado por Paulo Tomé, novo proprietário da ganadaria Oliveiras Irmãos

António João Ferreira, um dos melhores matadores de toiros nacionais (apesar de até agora estar apenas contratado para um festival em Abril em Mourão e para uma corrida em Vila Franca... no mês de Outubro!), passa a ser apoderado pelo Engº Paulo Tomé (ambos nas fotos de cima), empresário de Castelo Branco e agora ganadeiro, novo proprietário do ferro e da emblemática ganadaria Oliveiras Irmãos (que adquiriu recentemente a João Folque).

António João Ferreira, que nos últimos anos foi apoderado por José Manuel Rainho, dirigente da Escola "José Falcão" de Vila Franca, é o 36º matador de toiros português, depois de ter tomado a alternativa a 22 de Julho de 2007 na praça francesa de Mont de Marsan, apadrinhado pelo espanhol José Pedro Prados "El Fundi", com toiros de La Quinta, tendo cortado uma orelha ao toiro do seu doutoramento.

Antigo aluno da Escola de Toureio de Vila Franca, foi das mãos do saudoso Maestro José Júlio que recebeu os primeiros ensinamentos da arte do toueio. Esteve radicado em Espanha e em França, país onde foi apoderado pelo antigo matador Richard Milian. Foi também professor da extinta Academia de Toureio do Campo Pequeno.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.