sábado, 26 de março de 2022

Câmara de Vila Franca apresentou a 90ª edição das Festas do Colete Encarnado

As arcadas da centenária praça de toiros "Palha Blanco", ex-libris da cidade de Vila Franca de Xira, foram ontem o palco eleito pela Câmara Municipal para a apresentação da edição deste ano das tradicionais Festas do Colete Encarnado, que celebram o seu 90º aniversário e regressam em força depois de dois anos de ausência motivada pela pandemia.

"A festa da tradição e da modernidade, para exaltar o campo à cidade, é também a festa da família e dos jovens", afirmou o presidente da autarquia vilafranquense, Fernando Paulo Ferreira (foto de cima), ao anunciar as maiores Festas do Colete Encarnado de sempre, este ano com o conceito "90 anos, 90 dias, 90 horas".

Ao longo de três meses, Vila Franca de Xira receberá Noites de Tertúlia, colóquios, visitas, exposições, filmes, demonstrações de toureio e da arte de pegar, animação musical e iniciativas destinadas a crianças e familiares, assim como a tradicional corrida de toiros do Colete Encarnado, uma promoção da empresa Tauroleve.


Toda a oferta cultural resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, as Tertúlias do Concelho, o Clube Taurino, o Clube Vilafranquense, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira (que também assinala este ano os 90 anos da sua fundação), a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, o Ateneu Artístico Vilafranquense, a Escola de Toureio "José Falcão", a Tauroleve, a Paróquia de Vila Franca de Xira, a Comissão de Festas do Sr. Jesus da Boa Morte, a Sevilhanas.Com e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Franca de Xira.


A Semana da Cultura Tauromáquica, que vai decorrer de 2 a 10 de Abril, será o mote destes 90 dias.


O Colete Encarnado 2022 contemplará especialmente mais um dia na sua programação. Aos três tradicionais dias do evento é introduzida a quinta-feira, 30 de Junho, para proporcionar aos locais e visitantes 90 horas de diversos momentos festivos.


Para eternizar este aniversário, a espera de toiros do dia 3 de Julho incluirá uma Passagem de Toiros e Campinos pela Ponte Marechal Carmonaevocando o que se fazia no passado, naquele que será um momento único na história do Colete Encarnado.


Nesta festa, que se orgulha de ser uma das maiores e mais emblemáticas do Ribatejo, as esperas, largadas, corridas de toiros, espectáculos musicais e a hospitalidade das Tertúlias atraem milhares de pessoas para as ruas de Vila Franca de Xira.


A homenagem ao Campino, principal figura do evento, decorre na tarde de sábado 2 de Julho e pretende valorizar o papel deste trabalhador do campo e a sua importância nas tradições e cultura tauromáquica vilafranquense. Este é o ponto mais alto das Festas do Colete Encarnado, que reúne campinos e população no Largo da Câmara Municipal, seguindo-se a deposição de coroa de flores junto ao Monumento ao Campino.


Nesta edição, o campino nomeado para esta homenagem é Joaquim Rodrigues da Silva Salvaterra, ao qual será entregue o pampilho de honra, um tributo póstumo a José Carlos Semeador.


Este ano, a animação musical tem como principais destaques Quim Barreiros, António Zambujo, Carminho, Expensive Soul e os Lucky Duckies, que actuarão no Palco da Avenida Pedro Victor.


As Festas do Colete Encarnado - que em 2020 conquistaram o Galardão “7 Maravilhas da Cultura Popular”são o maior evento cultural e turístico promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e exaltam a ligação do campo à cidade e a identidade vilafranquense.


Fotos Fernando Clemente


O provedor da Santa Casa, Armando Jorge Carvalho e o
presidente da Câmara, Fernando Paulo Ferreira, com a 
presidente do Clube Taurino, Fátima Nalha, e Vasco Pereira,
cabo do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira