sábado, 26 de março de 2022

António Sousa rodeado de amigos - e de carinho - ontem em Évora

Um grupo de amigos, liderado por João Núncio (neto do Califa) e Miguel Ortega Cláudio, promoveu ontem em Évora no ÉvoraHotel um jantar de homenagem ao decano dos empresários tauromáquicos nacionais e antigo forcado dos Amadores de Santarém, António Paes de Sousa, que teve por objectivo não apenas prestar um merecido tributo à sua brilhante trajectória em prole da Tauromaquia, mas também demonstrar todo o carinho, amizade e respeito de que foi rodeado pelos homens da Festa Brava ao longo da sua vida.

João Núncio fez a apresentação do homenageado, cuja vida empresarial e a sua grande devoção à Tauromaquia foram depois brilhantemente evocadas numa emotiva intervenção de Joaquim Grave.

Presentes muitas figuras emblemáticas do mundo tauromáquico, como João Santos Andrade (presidente da ProToiro e da Associação de Ganadeiros), Vasco Lucas, José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim) - antigo sócio de António Sousa, juntamente com seu saudoso pai Quintano Paulo, durante muitos anos, à frente dos destinos da praça de toiros de Évora e de outras, incluindo a do Campo Pequeno -, o director de corrida Agostinho Borges, o empresário Rafael Vilhais, o ganadeiro José Núncio e muitos forcados, entre os quais José Jorge PereiraNuno Megre, família Murteira Grave, família Mexia de Almeida, João Fortunato (cabo dos GFA de São Manços), entre outros.

Duarte Gato, jovem artista plástico e forcado dos Amadores de Arronches, ofereceu a António Sousa um quadro de sua autoria feito a partir de uma fotografia.

Lamentável a ausência de toureiros nesta homenagem a um empresário que tanto os apoiou e engrandeceu ao longo da sua carreira. Presentes, apenas, os jovens Francisco Núncio e António Ribeiro Telles (filho).

Fotos Fernando Clemente

Joaquim Grave no uso da palavra
Sócios de uma vida: António Sousa e "Cachapim"

Duarte Gato ofereceu ao homenageado este quadro, pintura
de sua autoria que retrata António Sousa