segunda-feira, 28 de março de 2022

Morreu "Salitas": picador histórico

Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Com 92 anos, morreu este fim-de-semana o histórico picador espanhol Enrique Silvestre Gomez, conhecido no meio tauromáquico por "Salitas". Integrou, entre outras, as quadrilhas de toureiros tão célebres como António Ordoñez, Paco Camino e "Niño de la Capea" (com o qual chegou a actuar em Lisboa, no Campo Pequeno).

Apesar da sua idade, gozava de boa saúde. Morreu engasgado enquanto almoçava com amigos no restaurante da Peña Sevillista em Los Palacios y Villafranca (Sevilha), mesmo a dois passos de sua casa. Apesar de todas as tentativas dos presentes para o reanimar, nada foi possível fazer para evitar a sua morte, que a todos chocou pela forma como ocorreu.

"Salitas" era irmão (mais novo) do também célebre picador Manuel Salas, que integrou as quadrilhas de Pepe Bienvenida, Luis Miguel Dominguín, António Ordoñez e "Chamaco", entre outros.

Nascido em Los Palacios y Villafranca, "Salitas" debutou com picador em 1949 na quadrilha de Rafael Ortega Domínguez, tendo depois actuado às ordens de outras grandes figuras do toureio, como António Ordoñez (de 1952 a 1959), Paco Camino (1960-1976), "Niño de la Capea" (de 1976 a 1992 e em 1995), Rafi Camino (1993-1994) e Juan Mora (1996-1997).

Foi o subalterno espanhol que mais vezes toureou nas Américas, cruzando o Atlântico ao longo de mais de quarenta anos para actuar de Outubro a Março no Peru, na Venezuela, no México, na Colômbia e também na Guatemala.

Ao longo da sua vida, privou de perto com figuras como Cantinflas (no México, quando ali toureou com Paco Camino) e Ernest Hemingway, nos anos em que este seguiu Ordoñez por toda a Espanha.

"Salitas" actuou no Campo Pequeno em Agosto de 1978 na 25ª Corrida da Imprensa, às ordens de "Niño de la Capea", na noite em que debutou em Lisboa o saudoso Ángel Teruel e em que os matadores actuaram acompanhados das suas quadrilhas de picadores frente a toiros da ganadaria Oliveira, Irmãos (cartaz em baixo).

Que em paz descanse.

Fotos D.R.

Duas célebres fotos de "Salitas" em momentos de perigo em
Madrid

Única presença em Portugal: em 1978 no Campo Pequeno