terça-feira, 29 de março de 2022

Corridas à portuguesa estão de volta a França: Moura Caetano e Duarte Pinto em Julho em Lunel

O produtor Simón Casas vai este ano reimplantar em França as corridas de toiros à portuguesa, com cavaleiros e forcados e sem morte do toiro, uma tradição que nos últimos anos caira em desuso, realizando-se apenas uma ou outra em ocasiões pontuais, e que teve o seu auge nos anos 70 e 80, primeiro por iniciativa de Nuno Salvação Barreto e depois com organizações levada a cabo por Manuel Gonçalves.

Como já aqui noticiámos, na Feira de Pentecostes em Nimes, realiza-se uma corrida à portuguesa, a 3 de Junho, com os cavaleiros lusos João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, a francesa Lea Vicens e o espanhol Juan Manuel Munera com toiros de Irmãos Moura Caetano.

Agora, Simón Casas anuncia outra corrida à portuguesa na Feira Taurina de Lunel (uma das mais cotizadas praças de toiros de França, nas fotos de baixo) a 16 de Julho, também com cartel internacional: os portugueses João Moura Caetano e Duarte Pinto (fotos de cima), o mexicano Cuauhtemoc Ayala e a francesa Lea Vicens (cartaz em baixo). A ganadaria está ainda por designar, bem como o grupo de forcados que irá de Portugal.

No dia seguinte, 17 de Julho, Lunel recebe uma grande corrida mista com a rejoneadora Lea Vicens e os matadores Juan Ortega e Andrés Roca Rey, lidando-se a cavalo dois toiros de Bohórquez e a pé, quatro de uma ganadaria a designar.

Fotos Emilio de Jesus/Arquivo, Frederico Henriques e D.R.