sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Há um ano, antes de todos: o "Farpas" revelou que Manuel Benítez e o filho Manuel Díaz já se tinham finalmente encontrado!

Manuel Díaz "El Cordobés" - na foto de baixo, com Maria Inês 
e Luis Filipe Cochicho, Javier Conde e Miguel Alvarenga - em
Abril do ano passado em Vila Viçosa, no dia em que revelou
que já se encontrara uma semana antes com o pai

A notícia de que Manuel Benítez "El Cordobés" e o filho (fora do casamento) já se tinham finalmente encontrado, depois de mais de cinquenta anos de guerras e desencontros - a "bomba" que agora é capa de todas as revistas espanholas - foi dada há quase um ano, em 20 de Abril de 2022, pelo "Farpas", depois de na véspera Manuel Díaz nos ter relatado esse histórico episódio num almoço em casa do cavaleiro e ganadeiro José Luis Cochicho, em Vila Viçosa, depois de ali ter participado numa tenta.

Não vimos agora aqui vangloriar-nos de ter dado esse exclusivo a nível mundial, antes de todos saberem que pai e filho já tinham por fim estado juntos - mas a realidade é que fomos nós a revelar aquilo que, um ano depois, é a notícia-sensação de todas as revistas do país vizinho. Não podemos negar que nos sentimos orgulhosos pelo furo jornalístico, isso não!

O mítico Manuel Benítez tardou 53 anos (a idade actual de Manuel Díaz, que esta temporada se despede das arenas) em reconhecer o toureiro como seu filho, fruto de um relacionamento extraconjugal que manteve com a mãe dele, Maria Dolores Díaz - mas acabou por fazê-lo em Abril do ano passado, exactamente uma semana antes de Manuel Díaz ter revelado o histórico encontro com seu pai ao "Farpas".

Foi a meio do almoço, depois da tenta - em que o toureiro participou, como na altura aqui referimos, com o também matador de toiros Javier Conde - que José Luis Cochicho perguntou a Manuel Díaz como estava a situação com seu pai, se continuavam sem se conhecer um ao outro. E o toureiro revelou, para espanto de todos os presentes: "Estivemos por fim juntos em sua casa na semana passada!".

Cochicho emocionou-se e quis saber pormenores. Manuel Díaz contou tudo:

"Como o meu pai foi operado ao coração e já estava em casa, decidi que era o momento de lhe telefonar para saber como estava. Atendeu-me a sua actual mulher e, para espanto meu, ele apercebeu-se de que era eu e pediu que lhe passasse o telefone. Falou-me como se sempre tivéssemos estado juntos e disse-me para ir no dia seguinte à sua quinta".

No dia seguinte, Manuel Díaz rumou à célebre finca de Manuel Benítez, Villalobillos, em Córdoba, acompanhado de sua mulher Virgínia Troconis - e será desse dia a célebre foto dos dois abraçados - que só agora foi dada à estampa em toda a imprensa espanhola (em baixo).

A 20 de Abril do ano passado, escrevemos aqui, na reportagem sobre a tenta em Vila Viçosa, que Manuel Benítez e o filho "se tinham finalmente encontrado", revelando que se tratava de "uma 'bomba' há muito esperada e que em breve inundará as capas das revistas sociais  da vizinha Espanha". O "em breve", levou, contudo, quase um ano a suceder.

Pai e filho acordaram na altura que não iriam revelar imediatamente a "bomba", deixando isso para "um tempo mais oportuno". Que acabou por acontecer agora.

Preferiram que o primeiro encontro fosse em público - como sucedeu na semana passada em Córdoba, na homenagem que a Junta de Andaluzia fez a Manuel Benítez no 20º aniversário de ter sido proclamado V Califa do Toureio. A foto do "abraço histórico" é esta semana capa de várias revistas.

Martina Fraysse, a ex-Mulher do emblemático "El Cordobés", mãe dos seus cinco filhos legítimos, manifestou-se "alegre" pelo sucedido, mas considerou que "o abraço" a Manuel Díaz terá "retirado protagonismo" à homenagem que se rendia ao seu ex-marido. "Sobram as interpretações" - escreve a revista "Semana"...

Fotos M. Alvarenga e D.R./"Hola" e "Semana"

A foto do encontro histórico de pai e filho na finca Villalobillos,
agora divulgada na imprensa, já terá sido tirada em Abril do
ano passado - mas só agora a quiseram tornar pública
A "Hola" conta esta semana a história do encontro mais esperado
"Por fim chegou o abraço" - a reportagem da "Semana"
Capas das últimas edições das revistas
"Pronto" e "Semana" - a "bomba" que o
"Farpas contou um ano antes