sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Tarde de muita arte e bom toureio ontem na ganadaria de José Luis Cochicho com o matador francês Sebastián Castella

Miguel Alvarenga - Tarde de muita arte e bom toureio a que se viveu ontem, quinta-feira, no tentadero de José Luis Cochicho, em Vila Viçosa, com a presença do matador francês Sebastián Castella, que lidou com mando, poderio e arrepiante temple três vacas (mais complicada a primeira, de melhor nota as duas outras, com destaque para a última, com a qual o famoso diestro agora regressado às arenas bordou o toureio e deixou pintureros muletazos com a classe e o sentimento que lhe são reconhecidos).

O toureiro prepara-se (de manhã estivera noutro tentadero, de Nuñez del Cuvillo) para a sua reaparição em Espanha (toureia a 16 de Março nas Fallas de Valência e a 18 na Feira de Castellón), depois de a 7 de Janeiro ter regressado às arenas na Feira de Manizales, na Colômbia (onde enfrentou seis toiros, cortou duas orelhas e saíu em ombros), após dois anos retirado.

Castella, que nos seus primeiros tempos de toureiro bebeu na Herdade da Torrinha, com o saudoso Mestre David e toda a ilustre Família Ribeiro Telles, essa água benta única de aficion de uma das maiores Universidades Taurinas do país, deixou depois a sua marca por terras de Vila Franca de Xira, cidade onde criou amizades eternas, tempos dos quais ainda anteontem, ao jantar em Vila Viçosa com José Luis Cochicho e sua Família, recordou os muitos laços de amizade que ainda hoje o ligam a históricos forcados da Sevilha Portuguesa, lembrando, por exemplo, Rogério Antunes, o antigo cabo Jorge Faria, Carlos Teles "Caló" e tantos mais.

Humilde, simpático, afável, o grande toureiro francês esteve ontem em Vila Viçosa acompanhado pelo seu bandarilheiro de confiança Rafael Viotti (também francês) e pelo seu moço de espadas Daniel Rosado (ex do Maestro Enrique Ponce e também de Javier Conde), natural de Ronda e que em 2020 escreveu um livro recordando todas essas sua vivências, intitulado "En la intimidad de mis Sueños".

Esta foi a segunda tenta do ano da ganadaria de José Luis Cochicho e, como manda a tradição, foi dirigida por seu filho Luis Filipe, coadjuvado por Maria Inês. Os dois filhos do antigo cavaleiro são hoje os responsáveis pela ganadaria. Anteontem tivera lugar, como aqui referimos, a primeira tenta com as presenças do matador sevilhano Pablo Aguado e do promissor novilheiro Carlos Domínguez.

Sebastián Castella foi coadjuvado, como atrás se referiu, pelo seu bandarilheiro de confiança Rafael Viotti, um toureiro de prata que vale ouro, eficiente lidador; e, com a vara, esteve o histórico Dionísio Grilo, que acompanhou ao longo da sua carreira brilhante em arenas de todo o mundo grandes figuras do toureio, com destaque para António Ferrera, ao lado do qual esteve desde o seu debute com picadores.

Pedro Luis, cliente e amigo de Cochicho, que se tornou grande aficionado, e Albino Fernandes, que foi durante muitos anos o bandarilheiro de confiança de José Luis Cochicho e para o ano celebra o 50º aniversário da sua alternativa (18 de Agosto de 1974 na Figueira da Foz) foram, juntamente com o autor destas linhas, os únicos aficionados que, cumprindo a tradição de privacidade nas tentas da ganadaria, marcaram ontem presença em Vila Viçosa.

Sebastián Castella, como atrás se referiu, reaparece em Espanha no próximo dia 16 de Março nas Fallas de Valência, com Manzanares e Talavante (toiros das ganadarias Puerto de San Lorenzo e Domingo Hernández/Garcigrande) e dois dias depois toureia na Feira de Castellón (18 de Março) repartindo cartel com Roca Rey e Francisco de Manuel, frente a toiros de Hermanos García Jiménez e Olga Jiménez.

O matador francês estará depois nas feiras de Sevilha (a 28 de Abril, com Juan Ortega e Roca Rey) e de Madrid (a 19 de Maio, com Manzanares e Pablo Aguado; e a 2 de Junho, com Uceda Leal e Morante de la Puebla).

Sebastián Turzack Castella (40 anos) nasceu em Béziers (França). Debutou com 14 anos, como bezerrista, a 30 de Março de 1997 na praça francesa de Aignan; e como novilheiro, com 16 anos, a 17 de Janeiro de 1999 em Acapulco, no México (país onde desfruta de enorme popularidade).

A 12 de Agosto de 2000 tomou a alternativa em Béziers, apadrinhado por Enrique Ponce, com o testemunho de José Tomás; e confirmou-a a 18 de Fevereiro do ano seguinte na Monumental Plaza México, com Rafael Ortega como padrinho e "El Tato" como testemunha.

Castella anunciou a sua inesperada retirada das arenas em 30 de Setembro de 2020, quando estava anunciado para tourear quatro dias depois (4 de Outubro) na praça "Palha Blanco" de Vila Franca de Xira.

No final do ano passado, após duas temporadas inactivo, anunciou que voltava em 2023 às arenas. Regressou em Janeiro em Manizales, na Colômbia. E vai agora reaparecer em Espanha.

Ontem, demonstrou estar na maior das formas - outra vez!

Fotos M. Alvarenga


O bonito e bem cuidado tentadero de Cochicho, por onde têm
passado as maiores figuras do toureio mundial

Sebastián Castella, presença de luxo na tarde de ontem
Assistindo na tribuna: o maioral Artur Martinho, Albino
Fernandes, José Luis Cochicho e o seu amigo Pedro Luís 
e Manuela Cochicho
O anfitrião José Luis Cochicho
Luis Filipe Cochicho tomando notas - na direcção da tenta
A ganadeira Maria Inês Cochicho
O histórico Dionísio Grilo - ainda e sempre com a mesma arte!












Castella: pinturas de arte ontem em Vila Viçosa
Castella - de novo nas arenas
A foto de grupo depois da tenta: Pedro Luis, Rafael Viotti, Daniel
Rosado, Luis Filipe e Maria Inês Cochicho, Sebastián Castella,
José Luis Cochicho e Albino Fernandes
Maria Inês e Luis Filipe, Sebastián Castella, Miguel Alvarenga,
José Luis Cochicho e Albino Fernandes
O matador francês com o Director do "Farpas" e Cochicho