quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Apresentado hoje em Lisboa o programa das comemorações dos 30 anos de alternativa de Marco José

A Comissão Executiva das comemorações dos 30 anos de alternativa e da temporada de despedida do cavaleiro Marco José apresenta hoje à tarde (17h00) na Sociedade de Geografia de Lisboa (junto ao Coliseu dos Recreios) o programa completo das celebrações que vão ter lugar para assinalar a efeméride.

Natural das Caldas da Rainha, onde nasceu a 26 de Janeiro de 1974, Marco José Dias Coutinho apresentou-se em púbico como cavaleiro amador a 16 de Agosto de 1986 numa corrida realizada em praça portátil na Batalha e prestou provas para praticante na praça das Caldas a 15 de Agosto de 1992.

Recebeu a alternativa de cavaleiro tauromáquico na praça de toiros do Campo Pequeno a 6 de Julho de 1995 na XXXI Corrida TV, apadrinhado por Paulo Caetano. Foram testemunhas Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Rui Salvador e José Manuel Duarte. Pegaram os Forcados do Aposento da Moita e lidaram-se toiros da ganadaria de José Luis Sommer D'Andrade.

Teve ao longo da sua carreira vários apoderados, entre os quais os saudosos Raul Nascimento, José Agostinho dos Santos e João Nunes Patinhas, assim como Paulo Pessoa de Carvalho e Pedro Pinto, actual líder parlamentar do partido Chega.

No ano da comemoração do 30º aniversário da sua alternativa e também da despedida das arenas, Marco José tem já actuações agendadas em corridas na Benedita (22 de Junho) e nas Caldas da Rainha, sua terra natal (26 de Julho), actuando ainda em mais três festejos: uma corrida em Agosto, outra em Setembro e em Outubro a da despedida (que pode ser na praça de Évora).

Entre outras celebrações, em Maio será inaugurada no Museu do Ciclismo, nas Caldas da Rainha, uma exposição evocativa dos 30 anos de alternativa de Marco José em paralelo com outra sobre José Tanganho e os 100 anos da sua vitória na Volta a Portugal a Cavalo.

A Comissão de Honra das comemorações dos 30 anos de alternativa de Marco José é composta por Vitor Marques (Presidente da Câmara das Caldas da Rainha); Raul Miguel de Castro (Presidente da Câmara da Batalha); Gonçalo Lopes (Presidente da Câmara de Leiria); Federação ProToiro; Associação Nacional de ToureirosAssociação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos; Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide; Associação Nacional de Forcados; Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal; Associação de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano do Oeste; Paulo Caetano; Joaquim Grave; Pablo Hermoso de Mendoza; Vitor Escudero; Enrique Fraga; Cuauhtemoc Ayala; Grupo de Forcados Amadores das Caldas da Rainha; Rafael Vilhais; "Gazeta das Caldas"; "Jornal das Caldas"; Marco Gomes (Museu Ramagens Ouro e Prata); Jorge Luguillano; Pedro Pinto; Miguel Alvarenga; Eugénio Eiroa Franco; Maestro Adelino Mota; José Mousinho; Mário Lino; José Pedrosa; Fábio Braz; Tiago Faustino; José Gomes Esteves; Ângelo Godinho; José Joaquim Pires; Joaquim Rodrigues; e João Guerra.

A Comissão Executiva é formada por Jaime Martinez Amante, Fábio Braz e Olinda Lopes.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo