sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Domingo no Montijo: festival a favor de Luis Branquinho



Vítima de diabetes, a fazer hemodiálise e impedido de trabalhar, Luis Branquinho precisa da ajuda de todos nós! Foi para isso que uma comissão de amigos do antigo forcado deitou mãos à organização do festival taurino que no próximo domingo terá lugar na Monumental do Montijo, a partir das 16h30. Pretende-se homenagear Branquinho e recolher fundos destinados a ajudá-lo. Que ninguém falte! A família tauromáquica uma vez mais solidária para com um dos seus!
Luis Branquinho (na foto com Armando Jorge Teixeira, da comissão organizadora do festival), também conhecido no meio como Luis da Branquinha, iniciou o seu percurso nas arenas tentando ser toureiro a pé. Frequentou mesmo em Vila Franca a antiga escola de toureio de Mestre Cadório, mas depois sentiu que "não tinha grande jeito", como ele próprio confessou há dias numa entrevista a Diogo Marcelino. E foi para forcado.
Pegou nos Amadores do Montijo, nos Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, de que foi cabo e ainda nos Amadores de Beja - os três grupos que domingo vão pegar no Montijo, ao lado de uma Selecção de Velhas Glórias especialmente convocada e formada para este espectáculo.
Paralelamente à sua vida de forcado, Luis Branquinho foi também toureiro cómico, liderando um grupo ainda existente no Montijo e mantendo ainda hoje essa actividade, actuando em espectáculos para crianças.
No festival de domingo, em que se lidarão sete toiros oferecidos por distintas ganadarias, actuarão os cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Ana Batista, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Duarte Pinto (que substitui o anunciado Manuel Lupi, lesionado numa mão) e o prometedor amador António Prates. Bilhetes a preços populares desde 5 euros!

Foto M. Alvarenga