quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Feira de Outono em Las Ventas: Relvas faz balanço

Toiro de Adolfo Martín tentando saltar a trincheira...
"Rafaelillo" na tarde dos toiros complicados de Adolfo Martín: aqui quem manda sou eu!
"El Cid" perdeu orelha com o estoque...
Aparatosa colhida de Iván Fandiño no mano-a-mano com David Mora, no sábado
David Mora também colhido sem consequências na véspera de vir a Vila Franca


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Passou sem história a Feira de Outono em Las Ventas, Madrid. Os destaques maiores foram protagonizados por Manuel de Jesús "El Cid", Ivan Fandiño, Favid Mora e "Rafaelillo" - que puseram a carne no assador e o público agradeceu-lhes!

5ª feira, 29 de Setembro - O ciclo abriu com uma novilhada picada, marcada pela cornada no recto sofrida pelo bandarilheiro António Cama. Foi o "baptismo de sangue" desta Feira de Outono em Las Ventas. Lidaramn-se novilhos de Gabriel Rojas (encaste Nuñez), tendo o sexto sido ovacionado no arraste.
Francisco Montiel deixou ir vivo o seu segundo novilho, após faena prolongada e após escutar os três avisos. Foi silenciado nos dois. Alberto Durán (também silenciado em ambos) destacou-se com o capote no primeiro e pouco mais. Victor Barrios não entendeu o seu primeiro novilho e no segundo, com faena vibrante, cortou a única orelha da tarde e a primeira desta Feira de Outono.

6ª feira, 30 de Setembro - Seis toiros de Puerto de San Lorenzo... quem os viu e quem os vê. Dantes, "comiam o mundo", agora mansos e sem transmissão. Salvo o quarto, todos foram protestados com assobios e o sexto foi recolhido por falta de forças, saindo um sobrero de Los Bayonnes, também manso e sem força.
"El Cid" esteve toureiro e se não tem morto mal cortava uma orelha. Merecida. Silêncio no primeiro, fortíssima ovação no segundo.
Sebastián Castella... sem comentários e mal com a espada; Miguel Ámgel Perera, faena com detalhes no primeiro (silêncio nos dois).

Sábado, 1 de Outubro - Mano-a-mano entre Ivan Fandiño e David Mora, "dois galos de peleia", se um se arrimava, o outro se arrimava mais. Houve algumas colhidas, sem consequências de maior. Os dois têm fome de êxito e o público esteve com eles a tarde toda. Praça esgotada, toiros de Gavira (encaste Domecq), de boa nota. O primeiro partiu um corno na sorte de varas e foi substituído pelo sobrero de Hermanos Lozano, que saíu manso.

Domingo, 2 de Outubro - Novilhada sem picadores ao meio-dia. Erales de Conde Mayalde, grandes e complicados. Estamos em final de temporada, há que lembrar que os erales já são novilhos...
Victor Tallón, Gonzalo Caballero e César Valência estiveram valentes, com ganas de agradar, cada qual dentro do seu estilo. Destacaram-se as boas maneiras, com arte, de Caballero.

Domingo, 2 de Outubro - Toiros de Adolfo Martín Andrés, bem apresentados. A corrida foi dura para os toureiros, sobretudo o primeiro toiro... que parecia tentado. Foi manso e tentou saltar a trincheira. Deu uma cornada ao bandarilheiro José Mora (fotos que aqui publicámos ontem) de quinze centímetros na perna direita... e foi o menos que lhe podia acontecer, já que o toiro o agarrou para o matar. Chama-se a isto a divina providência...
"Rafaelillo", acostumado a este encaste, esteve por cima dos toiros, dizendo que quem mandava ali era ele. Foi ovacionado no primeiro e no segundo, se não tem matado mal, cortava uma orelha. Forte ovação.
António Barrera (silêncio nos dois) esteve melhor no seu segundo; Serafín Marín (silêncio em ambos) esteve "sem estar"...

Fotos Ricardo Relvas