Cerca de 120 taurinos, dos quais 50 artistas - todas as primeiras figuras do toureio a cavalo e a pé - e 18 empresas que estiveram hoje presentes na reunião promovida pela empresa do Campo Pequeno para debater o próximo ano de crise e sobretudo o aumento do IVA nos espectáculos para 23%, dirigem-se neste momento para a Assembleia da República, onde o aumento desse imposto é hoje debatido.
"Vamos assistir nas galerias e mostrar que a Tauromaquia é Cultura" - disse ao "Farpas" o empresário Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, que participou esta tarde na referida reunião do Campo Pequeno.
"O importante desta reunião foi que houve uma consciencialização e um consenso geral de que é preciso fazer alguma coisa, de que o aumento do IVA nos espectáculos acabará com 50% da actividade cultural, incluindo as corridas de toiros, teatro, concertos, etc." - acrescentou Paulo Pessoa de Carvalho.
A reunião contou com a participação da maioria das figuras do toureio nacional, entre as quais João Moura, Bastinhas, António Telles, Rui Fernandes, Vitor Mendes, Luis "Procuna" e muitos mais, de 18 empresários e de representantes das associações de forcados e de ganadeiros. Todos, neste momento, rumam à Assembleia da República para, em conjunto com artistas representantes de outras áreas - como, por exemplo, Zé Pedro dos "Xutos & Pontapés" - assistiram ao debate dos políticos sobre o previsível aumento do IVA para 23%.
Foto D.R.