segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A crónica de Ano Novo de João Cortesão





Carta 
de Ano Novo 
ao Miguel

Meu amigo Miguel:
Não podia deixar de te desejar um belíssimo Ano Novo. És um amigão e és líder indiscutível na molhada da internet em que nos movemos. Esse facto leva-te a ser invejado, situação a que te foste habituando ao longo da vida.
Não acredito em bruxas, mas que as há, há... Por ser assim, quero chamar-te à atenção para o chamado "mau-olhado" ou "quebranto" que se pode revelar das mais variadas formas, mas que se resumem a enguiçar a vida de cada um.
Reflecte-se nas grandes, como nas pequenas coisas do quotidiano: é naquele vestido bem bonitinho e acabadinho de comprar que transforma uma mulher numa deusa, mas no qual inadvertidamente caíu uma nódoa (daquelas que não saiem, claro!); é no carro que não pega ou na luz que se funde, vai-se lá saber como... enfim, aquelas coisas que tornam o quotidiano numa série de coincidências desastrosas e esgotantes! As crianças, que são mais frágeis e vulneráveis, podem mesmo ficar tristonhas ou doentes sem razão aparente.
Seguem benzeduras para te protegeres:
Benzedura contra quebranto:
"Deus te remiu, Deus te criou, Deus te livre de quem para ti mal olhou.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Virgem do Pranto tirai este quebranto."
Importante: Dizer a oração três vezes.
A seguir deves fazer o ritual do azeite (é usual fazê-lo): põe um pouquinho de azeite numa taça, molha um dedo no mesmo e deixa cair cinco pingos num prato com água. Se o azeite se espalha: existe quebranto. Repete então a benzedura, quantas vezes for necessário, até que os pingos do azeite não se desfaçam.
Miguel, não te esqueças de terminar assim a reza:
"Nossa Senhora defumou o seu amado filho para bem cheirar, eu também me defumo para que todos os males se curem e o bem possa entrar".
"Deus encante quem te encantou, dentro deste corpo este mal entrou, assim como o sol nasce na terra e se põe no mar que todos estes males para lá vão parar".
Compra qualquer destes amuletos de que te deixo fotografias (em cima) e anda sempre com eles ao peito. Quem te avisa teu amigo é.
Um abraço deste teu amigo de sempre!

Foto D.R.