segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fernandes e Caetano brilhantes - e "roubados" - ontem em Madrid

Rui Fernandes: orelha no primeiro. No segundo, presidente não a concedeu,
impedindo-o de sair em ombros pela "porta grande"... isso faz-se?
Um par de bandarilhas de Fernandes
Rui Fernandes está em momento "cumbre"!
Sérgio Vegas: silêncio em ambos os toiros
Temple e maestria nas duas lides de Moura Caetano ontem em Madrid
Segundo toiro de Caetano morreu sem "puntilla"
Moura Caetano: público premiou com aplaudida volta ao ruedo a excelente lide
e o certeiro rojão do cavaleiro alentejano. Presidente "roubou-lhe" a orelha


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - A corrida de ontem em Madrid foi um grande êxito de público e artístico. Jogava a Selecção Espanhola à mesma hora e havia, mesmo assim, meia casa em Las Ventas, estando anunciados dois portugueses e um espanhol. Em muitas outras praças, o público que, mesmo assim, compareceu ontem em Las Ventas provocaria o cartaz de "não há bilhetes". Era a última corrida de um ciclo de muitas corridas. Há ou não há aficion ao toiro? A casa ficou muito além do que se esperava.
Lidaram-se cinco toiros de José Manuel Sánchez (encaste Murube) e um de Castillejo de Huebra (saído em quinto lugar). O primeiro foi manso e refugiou-se em tábuas; os segundo, terceiro e quarto foram mansos e sem transmitir, mas deixaram-se tourear; o quinto transmitiu, não por bravo, mas pelos "arreões" que dava; o sexto foi nobre.
O presidente negou a segunda orelha a Rui Fernandes e uma orelha a Moura Caetano, incumprindo o Regulamento, que diz que a primeira orelha é concedida por a maioria do público (como aconteceu) e a segundo a seu critério (o que não aconteceu). Como as orelhas foram pedidas pelo público para os dois cavaleiros portugueses, isso originou no final bronca monumental à presidência - facto que é reconhecido pelos próprios críticos espanhóis em todas as reportagens dadas à estampa.
Ao rejoneador espanhol Sérgio Vegas coube, diga-se em abono da verdade, o pior lote. Mas viu-se que não tem cavalos para poder templar os toiros mansos. Por isso, o seu toureio foi mais de "carreiras" e galopes.
Rui Fernandes está num momento "cumbre" da sua carreira, transmitindo o que faz com emoção e arte. Cortou uma orelha no primeiro e recebeu forte ovação no segundo, mas não quis dar a volta, apesar de fortíssima petição de orelha por parte do público.
João Moura Caetano toureou toda a tarde com muito temple e maestria. No primeiro, matou mal. Podia e merecia ter cortado uma orelha. No segundo toiro, depois de uma excelente lide, matou de um rojão certeiro, em todo o alto, rodando o toiro sem "puntilla". Teve petição da maioria do público e deu volta à arena muito aplaudida.
Assim terminou a chamada Feira da Arte e da Cultura Taurina, com um presidente que não cumpriu o Regulamento e que talvez desconheça o que é o toureio a cavalo...

Fotos Ricardo Relvas