quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ilha Terceira: Sanjoaninas arrancam domingo com Concurso de Ganadarias

Exemplar da ganadaria Rego Botelho, triunfadora de 2011 no Campo Pequeno
Dois toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes
Magnífico exemplar da ganadaria de João Gaspar


A vertente tauromáquica das Sanjoaninas, a feira taurina da Ilha Terceira (Açores) terá início no próximo domingo, 24, com uma Corrida Concurso de Ganadarias, na qual se discutirá a primazia das três principais divisas açoreanas: as de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar (antes Irmãos Toste).
Cada uma delas apartou dois toiros que serão lidados pelos cavaleiros João Salgueiro, uma das principais figuras da Arte de Marialva e João Telles Jr., o novo representante da grande dinastia lusa de Ribeiro Telles e o cavaleiro local Rui Lopes. Nas pegas, os dois grupos de forcados locais: Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (Angra) e Ramo Grande (Praia da Vitória).
A divisa de Rego Botelho, cujas reses têm pura procedência Jandilla, foi a triunfadora da passada temporada na praça lisboeta do Campo Pequeno; a da Casa Agrícola José Albino Fernandes, de origem Parladé, é um ferro tradicional nos festejos açoreanos e a de João Gaspar (antes Irmãos Toste), de mais recente criação, está formada com animais de encaste Murube.
A Praça de Toiros da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, será novamente o cenário onde se dá lugar a um inequívoco manifesto da grande tradição ganadera da Ilha Terceira, que data do séc. XVI. Na actualidade, nesta pequena ilha açoreana, com um diâmetro de 70 kilómetros, pastam um total de quinze vacadas, cinco das quais lidam os seus produtos nos espectáculos em praça.
Ainda assim, todas destinam reses às populares e numerosas "Touradas à Corda", festejos populares que se celebram durante a primavera e o verão pelas ruas das distintas localidades da Terceira.


Fotos D.R./cortesia Tertúlia Tauromáquica Terceirense