quarta-feira, 20 de junho de 2012

Iván Fandiño: triunfador de Madrid na Ilha Terceira e no Campo Pequeno




O matador de toiros Ivan Fandiño, eleito triunfador da edição deste ano da feira de Santo Isidro (Madrid) pela Telemadrid, estreia-se no Campo Pequeno na corrida de dia 5 de Julho. Já na próxima segunda-feira, dia 25, o diestro espanhol actuará na Ilha Terceira, como único espada, na segunda corrida das Sanjoaninas, em que reparte cartel com os cavaleiros Tiago Pamplona e João Ribeiro Telles Jr., lidando dois toiros de Rego Botelho.
A orelha conquistada dia 16 de Maio, uma das três que se concederam durante a "Isidrada" deste ano, atesta o seu valor e a sua determinação em atingir os lugares cimeiros no contexto dos matadores da actualidade, fruto de uma entrega total e de um toureio de grande profundidade.
No passado sábado, em Bilbau, Fandiño protagonizou mais um importante gesto na sua carreira, ao lidar seis toiros de seis ganadarias diferentes, perante o respeito e a admiração do público.
Fandiño alternará no dia 5 de Julho em Lisboa com o seu compatriota Antonio Ferrera, hoje em dia um dos diestros espanhóis mais acarinhados pelo público português vencedor, nas temporadas de 2010 e 2011 do "Galardão Campo Pequeno" para o melhor matador de toiros. Artista completo nos três tércios, é no de bandarilhas que a sua conexão com o público atinge o zénite.
Tal como Fandiño em Bilbau, também Ferrera se encerrará domingo, em Badajoz, com seis toiros, desta feita pertencentes à ganadaria de Victorino Martín.
A corrida de 5 de Julho constituirá também a oportunidade para que a empresa do Campo Pequeno homenageie dois importantes matadores de toiros portugueses, António dos Santos e Armando Soares, cujas trajectórias profissionais merecem o reconhecimento de todos os aficionados portugueses e que esta temporada celebram marcos importantes das respectivas carreiras. António dos Santos comemora dia 24 de Junho 60 anos de alternativa, cerimónia apadrinhada por Luís Miguel Dominguín, tendo por cenário a antiga praça de toiros de Badajoz, ao passo que Armando Soares celebrará 50 anos sobre idêntica cerimónia, realizada em Sevilha (30 de Setembro), apadrinhada por Miguel Mateo "Miguelin".
A parte à portuguesa está a cargo dos cavaleiros Joaquim Bastinhas e de seu filho, Marcos Bastinhas e ao grupo de forcados Amadores de Alcochete, capitaneado por Vasco Pinto.
Lidam-se sete toiros, sendo três para a lide a cavalo, pertencentes à ganadaria de Santa Maria e quatro para a lide a pé, da ganadaria de Falé Filipe.

Fotos Emílio Méndez