domingo, 17 de junho de 2012

Ontem em Lisboa: Pablo reencontra criador do "Ícaro"


Ontem na Tenda Vip na Sociedade Hípica Portuguesa, da esquerda para a direita:
Vitor Duarte Batalha (administrador da Sociedade Agrícola das Salgadas,
criador de Lusitanos), José Birrento (o criador do "Ícaro"),
José Franco "Grenho" (atrás), Pablo Hermoso e Jaime Romão Tavares
O "Ícaro" (na foto, esta tarde em Alicante) tem o ferro da centenária coudelaria
José Henriques da Silva (Herdeiros) e chamava-se "Zapata" antes
do rejoneador navarro o rebaptizar com o nome actual


Emotivo reencontro ontem em Lisboa, na Sociedade Hípica Portuguesa, entre Pablo Hermoso de Mendoza e José Birrento, o criador de "Ícaro", cavalo-craque da sua quadra.
Homem reservado e avesso a protagonismos, mais conhecido no mundo dos cavalos por José Henriques, ele é o actual proprietário da afamada coudelaria José Henriques da Silva Herdeiros, com um historial de mais de 150 anos.
O cavalo "Ícaro" foi assim baptizado por Pablo Hermoso, mas o seu primeiro e verdadeiro nome foi "Zapata", porque, explicou-nos José Birrento, "sempre acreditei que ele seria um conquistador".
O cavalo foi oferecido, em poldro, a um cavaleiro português "que não se entendeu com ele" e que posteriormente o vendeu a Pablo Hermoso de Mendoza, que acabou por fazer dele "um dos melhores cavalos de toureio de sempre".
O reencontro de Pablo com o dono da coudelaria do ferro do seu "craque" (foto ao lado e em cima) aconteceu ontem na Tenda Vip do Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano, onde o rejoneador navarro foi alvo de significativa homenagem.

Fotos Emílio de Jesus e Juan Andrés Hermoso de Mendoza/www.pablohermoso.net/"Farpas"