Rematado com uma verdadeira "bomba" o cartel da "Corrida Hélder Antono" que no próximo dia 21 de Junho se vai realizar em Alcochete e que assinalará a reposição da estátua que perpectua a memória do malogrado forcado. O empresário António Manuel Cardoso "Nené" revelou ontem a Catarina Bexiga no programa digital "Falar de Toiros" que o Maestro Paulo Caetano será o cabeça de cartaz desta corrida, reaparecendo nas arenas depois de em 9 de Agosto de 2012, no final de uma corrida no Campo Pequeno, ter anunciado que se retirava nessa noite das lides. Um mês depois, a 9 de Setembro desse mesmo ano de 2012, Paulo Caetano actuou "à paisana" na lide de um toiro a duo com seu filho, João Moura Caetano, na tarde em que este se encerrou com seis toiros em Monforte, mas jamais voltou a tourear.
O regresso às arenas vai agora ocorrer em Alcochete na noite de 21 de Junho (22 horas), num espectáculo onde se volta a homenagear a memória do malogrado forcado Hélder Antono, recolocando-se na fachada da praça a estátua que dali foi roubada há um mês. O saudoso forcado dos Amadores de Alcochete morreu naquela praça em Março de 1988 quando pegava um toiro da Condessa de Sobral que fora precisamente lidado por Paulo Caetano. O cartel da corrida do próximo dia 21 de Junho em Alcochete é composto, além do regressado Paulo Caetano, por Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Maria Branco, João Salgueiro da Costa e um sexto cavaleiro ainda não designado. Lidam-se toiros de várias ganadarias e pegam em solitário os forcados (antigos e actuais) de Alcochete.
Paulo Caetano pode ainda participar este ano numa segunda corrida promovida pela mesma empresa "Toiros & Tauromaquia", um cartel de dinastias, em Julho na praça de Portalegre.
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com