quarta-feira, 21 de maio de 2014

Imagens dramáticas da tarde maldita de ontem em Madrid

David Mora sorridente quando chegava ontem à praça
David Mora sofreu uma grave cornada logo no início da sua intervenção
O sevilhano António Nazaré antes de começar a corrida
António Nazaré sofreu uma lesão de ligamentos no joelho quando fazia um quite
de capote ao segundo toiro da tarde, pertencente a Jiménez Fortes
Saúl Jiménez Fortes antes do início da corrida
Jiménez Fortes sofreu uma primeira cornada na perna, mas manteve-se na arena
e terminou a lide, acabando por ser novamente colhido quando entrava a matar

Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Depois da grave cornada de David Mora, logo a abrir a corrida de ontem em Madrid - a 12ª da Feira de Santo Isidro - seguiram-se as colhidas dos seus dois companheiros de cartel, António Nazaré e Saúl Jiménez Fortes, estas de menor gravidade, mas que obrigaram à suspensão do espectáculo depois de lidados os dois primeiros toiros, que pertenciam, respectivamente, às ganadarias de El Ventorillo e Los Chopes.
O primeiro toiro, que feriu David Mora, acabou por ser lidado pelo sevilhano António Nazaré, num ambiente de consternação por parte do público. Foi silenciado depois de o matar. Foi então alterada a ordem de actuação dos diestros, cabendo o segundo toiro a Jiménez Fortes, que era o terceiro matador da terna, já que Nazaré acabara de enfrentar o toiro anterior. E as coisas começaram logo a correr mal: quando lanceava à "verónica", Jiménez Fortes foi logo colhido, mas sem consequências. A seguir, António Nazaré fez um quite por "chicuelinas" e quando rematava com uma "meia-verónica" foi também colhido, passando à enfermaria. Jiménez Fortes brindou a lide a Manuel Benítez "El Cordobés" e ao longo da faena voltou a ser colhido, sofrendo uma cornada no músculo da perna esquerda. Mesmo ferido, manteve-se na arena e terminou a faena mas, ao entrar a matar, sofreu nova e impressionante voltareta e recolheu então à enfermaria, recebendo forte ovação quando era retirado da arena. Já sem toureiros operacionais, a corrida foi aí suspensa, quando faltavam ainda lidar quatro toiros.
António Nazaré sofreu uma traumatismo no joelho direito com lesão de ligamentos e Saúl Jiménez Fortes sofreu duas cornadas, uma no músculo da perna direita com duas trajectórias, uma de 10 centímetros que alcança o fémur e outra, também de 10 centímetros, que causou destroços no músculo vasto externo; e outra cornada igualmente de 10 centímetros, que alcança a lâmina iliaca, sendo igualmente operado na enfermaria da praça e transferido para o Hospital Virgen del Mar, o mesmo onde se encontra David Mora.

Fotos Ricardo Relvas, Emílio Méndez/suertematador.com e Juan Pelegrín/las-ventas.com