terça-feira, 7 de outubro de 2014

3 milhões de telespectadores nas 7 corridas transmitidas pela RTP



As corridas de toiros televisionadas em 2014 pela RTP1 obtiveram um resultado médio de audiências acumulado de 3 milhões de telespectadores, elevando as audiências da RTP1 - informa a Prótoiro-Federação Portuguesa de Tauromaquia em comunicado.
A televisão pública transmitiu esta temporada 7 corridas de toiros entre Maio e Outubro, a partir de várias localizações do continente e ilhas: Estremoz, Lisboa (Campo Pequeno), Póvoa de Varzim, Angra do Heroísmo (Açores), Figueira da Foz, Albufeira e novamente Lisboa (Campo Pequeno), na última quinta-feira. De acordo com os números fornecidos pela GFK/CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Mercado) as sete corridas transmitidas obtiveram um resultado médio de audiências acumulado de quase 3 milhões de telespectadores (2.926.000).
Segundo a Prótoiro, as três corridas com audiências médias mais elevadas foram a corrida de Estremoz a 2 de Maio, com uma média de 465.500 telespectadores. Em segundo lugar vem a corrida transmitida a 3 de Julho a partir do Campo Pequeno, a 50ª Corrida TV, com uma média de 456.500 telespectadores. Em terceiro lugar ficou a corrida transmitida no dia 15 de Agosto a partir da Figueira da Foz, com uma média de 437.000 telespectadores.
Além destes números, adianta a mesma fonte, as corridas têm picos de audiências em redor dos 700.000 telespectadores, como por exemplo a corrida transmitida no dia 15 de Agosto, a foi o programa com o maior pico de audiência de todo o dia na RTP1, com 665.000 telespectadores.
Estes números globais de audiências são ainda mais significativos se tivermos em conta que as corridas de toiros são um programa cultural com uma duração longa, com cerca de 3 horas, e programas com esta duração tendem a dispersar a audiência, pelo que ao apresentar estes números médios de audiência elevados, reforça a grande adesão dos portugueses às corridas de toiros.
O impacto das corridas de toiros na audiência global da RTP1 é também muito significativa, como demonstra o caso da transmissão da corrida de Estremoz, a 2 de Maio. A transmissão da corrida pela RTP1 aumentou a média global de audiência do canal em cerca de 2%. Além disso, foi a sexta-feira com maior audiência da RTP, comparando com as 4 semanas anteriores e foi o segundo dia com maior audiência, comparando com as 4 semanas anteriores.
Importante foi também a retoma das transmissões em direto no site da RTP1, passando a permitir aos muitos milhões de portugueses espalhados pelo mundo o acesso a esta manifestação única da cultura portuguesa.
"Uma vez mais, os números vêm confirmar a grande adesão dos portugueses às transmissões televisivas das touradas, confirmando que se trata de uma aposta bem-sucedida de serviço público da RTP, com audiências elevadas", acentua a Federação Prótoiro, congratulando-se "com estes resultados e com o verdadeiro serviço público prestado pela RTP à cultura portuguesa".