domingo, 5 de julho de 2015

Sinfonia de Arte: Paulo Caetano memorável ontem em Portalegre

De frente e à antiga, com a verdade de sempre.
Foi assim que Paulo Caetano toureou ontem em Portalegre!
O brinde de Rui Fernandes a Paulo Caetano
Três momentos da Sinfonia de Arte que o Maestro Paulo Caetano nos proporcionou
ontem à noite na arena de Portalegre - amanhã, todas as fotos!


Miguel AlvarengaPaulo Caetano deu ontem em Portalegre uma histórica e memorável lição de bom toureio a cavalo, lidando com a classe, o temple e a arte que marcaram toda a sua trajectória, a abrir a noite, um bom toiro da ganadaria de Guiomar Cortes de Moura. Tudo foi perfeito e tudo foi admirável, mostrando o Maestro que está preparado e mais preparado para, se quisesse, enfrentar todos os grandes desafios que se lhe deparassem. A corrida de ontem em Portalegre, com cerca de meia casa, ficou essencialmente marcada pela grande e soberba actuação de Paulo Caetano - quem sabe, sabe sempre! - que comemorava 35 anos de alternativa e foi, ao intervalo, presenteado com várias lembranças por parte da Câmara de Portalegre, dos funcionários da praça e dos cabos dos três grupos de forcados intervenientes.
Rui Fernandes, apenas regular no seu primeiro toiro, brilhou em grande no segundo, dando a verdadeira emoção do seu toureio de risco e de ousadia, com ferros que levantaram o público das bancadas; João Moura Caetano lidou dois mansos e puxou dos galões para lhes dar a volta, conseguindo ferros de grande destaque; João Ribeiro Telles pecou por deixar no seu primeiro toiro os ferros muito traseiros, mas a lidar esteve magnífico e no último protagonizou uma actuação de grande nível e muita emoção.
Os toiros de Paulo Caetano, bem apresentados, apresentaram dificuldades e dois foram mansos "em demasia" (os de Moura Caetano), nem sequer se arrancando para os forcados (tocaram ambos aos azarados de Monforte), fechando-se em tábuas o tempo todo.
Pelos Amadores de Portalegre pegaram André Neves, António Cary e Ricardo Almeida, todos eles ao primeiro intento; pelos Amadores de Arronches foram caras Fábio Mileu (à primeira) e Paulo Florentino (à segunda); e pelos Amadores de Monforte pegaram Vitor Carreiras (à segunda) e Nuno Toureiro (à quarta), depois de terem estado ambos um tempo infindo diante dos toiros, a citar, sem que estes se dessem ao trabalho de investir.
A corrida iniciou-se às 21h30 com uma bonita demonstração de Dressage a cargo da Equipa PCI, destacando-se Maria Moura Caetano Couceiro e Manuel Borba Veiga. Com a cerimónia das prendas ao intervalo (que se aceita, dada a efeméride que se comemorava), o tempo sem fim para a concretização de algumas das pegas, por falta de colaboração dos toiros, não por falta de empenho dos forcados e a excessiva condescendência (ferros e mais ferros... e muita música) do director de corrida Marco Gomes, a corrida arrastou-se até perto das duas da manhã... Ufa!

Amanhã, não perca: todas as fotos da corrida de ontem em Portalegre.

Fotos Emílio de Jesus e Maria João Mil-Homens