quarta-feira, 3 de maio de 2017

José L. Gomes recupera corrida de Maio no Cartaxo

Data de Maio no Cartaxo recuperada com elenco de prestígio: Telles Bastos, Luis
Rouxinol e Ana Batista e os Forcados de Lisboa e Cartaxo
Luis Rouxinol sempre em plano de destaque
Ana Batista em grande forma
Imparável, em temporada de plena consagração, Manuel Telles Bastos teve duas
lides distintas, brilhando a toda a prova sobretudo na segunda
Emotivas pegas a cargo dos Amadores de Lisboa e Amadores do Cartaxo (foto
de baixo)


Depois de uns anos "à deriva", o novo empresário da praça de toiros do Cartaxo, José Luis Gomes, recuperou a tradicional corrida de Maio (na passada segunda-feira, dia 1), mercê de um cartel de prestígio que, mesmo assim, registou apenas cerca de metade das bancadas preenchidas. Mas já foi meio caminho andado para recuperar o prestígio e o carisma de uma praça que estava em baixo.
Lidaram-se toiros da ganadaria Prudêncio, com transmissão e que deram emoção. Actuaram os cavaleiros Luis Rouxinol (em grande forma, como sempre, com duas lides com a sua marca e que foram premiadas com música e voltas à arena), Ana Batista (que demonstrou, felizmente, estar recuperada do problema de saúde que a manteve afastada na fase final da última temporada, regressando em força e disposta a ir à luta) e Manuel Ribeiro Telles Bastos (em ano de consagração, que lidou em primeiro lugar um toiro complicado e que se encostou às tábuas, brilhando em grande com arriscados ferros a sesgo e terminando depois com uma actuação destacada e brilhante no último toiro da tarde, obtendo aí o triunfo mais sonante da corrida).
As pegas estiveram a cargo dos valentes Forcados Amadores de Lisboa (pegas executadas por João Varanda de Castro, Martim Cosme Lopes e António Galamba) e Amadores do Cartaxo (grupo recentemente pré-associado na ANGF e que deixou boa nora nesta estreia como tal, com caras por intermédio do cabo Bernardo Campino, de Fábio Beijinho e de Duarte Campino).
A corrida foi bem dirigida por Lourenço Luzio, que esteve assessorado pelo médico veterinário Dr. José Luis Cruz.

Fotos Carlos Silva